09 de Maio, 2013 - 00:40 ( Brasília )

Defesa

EMCFA - Empossa segundo escalão





Brasília, 08/05/2013 – Tomaram posse na terça-feira (07) à tarde, no Ministério da Defesa (MD), os novos vice-chefes de Assuntos Estratégicos (VCAE) e de Logística (VChelog) e os subchefes de Apoio a Sistemas de Logística, Mobilização, Cartografia e Aerolevantamento (SUBAPS) e de Inteligência Operacional (SC-2) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

Os militares empossados são o brigadeiro Nilson Soilet Carminati (VCAE), o almirante Paulo Maurício Farias Alves (VChelog), o general José Orlando Ribeiro Cardoso (SUBAPS) e o almirante José Luiz Correa da Silva (SC-2).

Na visão do chefe do EMCFA, general José Carlos De Nardi, a criação desses novos cargos – a partir da aprovação da nova estrutura regimental do MD, por meio de Decreto nº 7.974, de 1º de abril de 2013 – representa um avanço no processo de consolidação do órgão. “O incremento de uma força de trabalho adequada às exigências impostas ao EMCFA vai ao encontro do primeiro objetivo do nosso setor, que é consolidar a interoperabilidade entre as forças singulares em todas as áreas funcionais”, disse.

 

De Nardi lembrou ainda a evolução do Estado-Maior Conjunto, desde sua criação. “Começamos com três pessoas e hoje estamos com 491 membros. Eis o motivo de quatro companheiros nossos assumirem suas funções.” E completou: “As chefias estão completas. Agora é olhar para frente, ordem de marcha, ligar motores, máquinas avante e vamos cumprir a nossa missão perseguindo os objetivos determinados pelo ministro da Defesa, Celso Amorim”.

Atribuições dos novos cargos

Cabe à VCAE e a VChelog o gerenciamento dos programas do EMCFA constantes do Plano Plurianual (PPA) do Ministério, além de orientar, coordenar e controlar a execução das ações de suas subchefias.

A SUBAPS, por sua vez, tem a missão de assessorar o chefe de Logística nos assuntos relacionados à interoperabilidade entre os sistemas de logística e mobilização das Forças, em proveito do Sistema de Logística e Mobilização de Defesa (SisLogD).

Já a SC-2 tem por responsabilidade propor a doutrina e as diretrizes para operações conjuntas, no que diz respeito às atividades de inteligência operacional, bem como participar da elaboração do planejamento de emprego conjunto das Forças Armadas, na área específica de Inteligência operacional.

Na mesma cerimônia, o brigadeiro Carminati, novo vice-chefe de Assuntos Estratégicos, passou o comando da Subchefia de Integração Logística (Subilog) para o brigadeiro Sérgio Roberto de Almeida.

Compareceram ao evento o secretário-geral do MD, Ari Matos Cardoso; o chefe de Logística, Adriano Pereira Júnior; o chefe de Operações Conjuntas, brigadeiro Ricardo Machado Vieira, e o chefe de Assuntos Estratégicos, Almirante Carlos Augusto de Sousa, entre outros.