DN – DilmaX Aereo

 
Edição 18 Maio 2011 – Nº 08/2011
www.defesanet.com.br
 
O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança da América Latina
  EMBRAER Reforça Área de Engenharia
A EMBRAER anunciou uma ampla reestruturação da área de engenharia da empresa. O objetivo é preparar a estrutura para os futuros projetos.

Luís Carlos Affonso assume a responsabilidade por Novos Programas, sendo sucedido na condução do negócio de Aviação Executiva por Ernest Edwards, anteriormente responsável por marketing e vendas na América do Norte e Caribe
Mauro Kern assume a Vice-Presidência da área de Engenharia e Tecnologia Corporativa.
Emílio Matsuo com status de VP assume a recém-criada posição de Engenheiro-Chefe (Corporativo).
– Hélio Bambini assume a responsabilidade por Operações Industriais (Corporativo)

Engenharia EMBRAER


A Engenharia da EMBRAER tem uma estrutura corporativa atendendo às áreas: Comercial, Executiva e Defesa .

As alterações acima mencionadas também geram expectativas sobre qual rumo será tomado pela empresa de São José dos Campos. Será feita uma alteração do atual EMB170/190 (alongado, incorporado novo motor, etc) ou partir para um projeto novo.

Após a Airbus optar pelo A320Neo, incorporando melhorias de performance ao atual A320 a EMBRAER espera para ver o que a Boeing anunciará como o sucessor da Família B737. Esperado o anúncio neste Le Bourget (20-26 junho ).

V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação

No mesmo dia em que oo PM da Suécia era recebido em Brasília (ver DilmaX Aéreo), o Vice-Presidente Michel Temer participava em Moscou da V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação.

Com a presença de Vladimir Putin liderando a parte da Federação Russa a V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação gerou uma longa Declaração Conjunta. Recomendado ler os itens 13 a 18 e 22.

Declaração Conjunta V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação

DilmaX Aéreo

Nelson Düring
Editor-Chefe defesanet

No dia 07 de Janeiro de 2011, Defesanet publicou que uma nova doutrina foi lançada pela Presidente Dilma Rousseff. Esta doutrina revolucionária aos até então acomodados, e só muitos discutidos, programas de aquisições militares. Os dois mais famosos sendo: aquisição de uma aeronave multimissão para a FAB e possivelmente também para ser embarcada em porta-aviões (Programa F-X2 ) e aquisição de uma série de navios (Navio-patrulha oceânico, Fragatas e um Navio de Apoio Logístico) , mais especificamente o Programa de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER), entre tantos outros.

Assim chamada de DilmaX a nova doutrina de avaliação e análise dos programas militares. O DilmaX-1 focado no Programa F-X2 foi o primeiro anunciado.

A Base do conceito tem três palavras básicas: Fatos, Dados e Números.

Coube ao Primeiro-Ministro da Suécia Sr Fredrik Reinfeldt, sempre os suecos, a receber o primeiro impacto e lançar internacionalmente o conceito DilmaX. Reinfeldt foi eleito, em 19SET10, por uma coligação que tem como plataforma o apoio ao caça Gripen em escala mundial.

Também a empresa SAAB alterou o seu comando, no ano passado, colocando o impulsivo Hakan Bushke para agilizar os negócios do Gripen.

Reinfeldt estreou publicamente o DilmaX-1. Ele que já não tinha vindo para a posse com o receio de ouvir algo similar ao que seu antecessor ouviu de Lula, em seu primeira ação governamental: o programa F-X estava cancelado em benefício do Fome Zero.

Reinfeldt não ouviu exatamente isso, mas recebeu o impacto de um míssil lançado a curta distância pela presidente Dilma. Nas palavras da experiente Tânia Monteiro (Agência Estado): “Dilma disse que os três projetos estudados pelo governo brasileiro têm problemas, cada um com suas especificidades. O caça sueco Gripen, por exemplo, ainda não saiu do papel.”

Após a desclassificação no Programa MMRCA da Índia , em menos de um mês a segunda notícia desfavorável aos interesses da SAAB. Porém não só da SAAB, pois deveremos saber o que significa a enigmática frase.

E logo, como o DilmaX avaliará e tratará aos “problemas de cada concorrente e suas especificidades”.

E no final o anúncio da decisão em 2012 encontra agora os brigadeiros bebendo suco de groselha e sonhando com a menos feia do Saloon.

Matérias de interesse

DilmaX- Um Choque de Realidade
Dilma diz a sueco que compra de caças ficou para 2012
Brasil-Suécia – Declaração da Presidente Dilma Rousseff
DilmaX – Presidente Dilma Torpedeia Acordo Naval com a Itália

 
Canais DefesaNet
Twitter http://twitter.com/defesanet
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter