Brasil – Espanha – Comunicado Conjunto

COMUNICADO CONJUNTO DOS MINISTROS DA DEFESA
DO BRASIL E DA ESPANHA
 

 
Brasília, 12 de março de 2013
 
 
O Ministro da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e o Ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés Eulate, mantiveram reunião e almoço de trabalho em Brasília em 12 de março de 2013.
 
No marco da Parceria Estratégica adotada em 2003 e da Declaração Conjunta de 2012 entre os Chefes de Governos do Brasil e da Espanha, os Ministros da Defesa reiteraram seu interesse em dar prosseguimento à cooperação em matéria de defesa entre os dois países.
 
Tomaram nota com satisfação dos trabalhos da Comissão Mista Espanha-Brasil – COMISTA – em incentivo da cooperação na área de formação e ensino, com cursos, seminários, intercâmbios e visitas a instituições de capacitação dos dois países.  Nesse sentido, chamaram à continuidade e ao fortalecimento do intercâmbio entre militares das respectivas Forças Armadas.
 
Para dar continuidade a esse intercâmbio, os Ministros identificaram a defesa cibernética como área de cooperação prioritária.
 
Os Ministros destacaram a crescente aproximação entre suas respectivas indústrias do setor  de defesa, inclusive em diversos processos de licitação de interesse mútuo.
 
Os Ministros acolheram com beneplácito o intercâmbio no campo de equipamentos e material de defesa. Saudaram a cooperação em andamento, como a aquisição das aeronaves espanholas C-295 CASA (denominada C-105 Amazonas, no Brasil), a revitalização das aeronaves brasileiras P-3 Orion e a construção na Espanha e transferência de tecnologia ao Brasil do simulador de tiro de artilharia para o Exército Brasileiro.
 
Acordaram também realizar com a brevidade possível (junho) a primeira reunião do Grupo de Trabalho Bilateral sobre Cooperação Industrial em Matéria de Defesa, criado pelos Presidentes pela Declaração  Conjunta de 2012.  Sublinharam a importância de estabelecer a transferência de tecnologia em indústria de defesa como um dos parâmetros da cooperação no marco de benefício mútuo no longo prazo.
 
O Ministro Amorim reiterou o convite para que se realizem visitas de alto nível do Ministério da Defesa espanhol ao Brasil. Nesse sentido, o Ministro Morenés comunicou que estará representado na feira LADD Security & Defence (Rio de Janeiro, 9-12 de abril de 2013) pelo Diretor Geral de Armamento e Material (DIGAM).  
 
O Ministro da Defesa da Espanha convidou o Ministro da Defesa do Brasil a realizar viagem oficial à Espanha em data de sua conveniência.
 
 
 
                Celso Amorim                                          Pedro Morenés Eulate
        MINISTRO DA DEFESA                                  MINISTRO DA DEFESA
    REPÚBLICA FEDERATIVA                                         DA ESPANHA
               DO BRASIL

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter