Celso Amorim recebe ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, em Brasília

O ministro Celso Amorim recebe, nesta terça-feira (12), o ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, em visita oficial ao Brasil. Após as honras militares, as duas autoridades terão uma reunião privada, seguida de encontro bilateral.

Depois do encontro, Amorim e Morenés conversam com os jornalistas que cobrem a visita do ministro espanhol.

O ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, iniciou na segunda-feira uma viagem pela América Latina com o objetivo de reforçar as relações bilaterais.

O ministro visitará Brasil, Peru e Chile, países considerados de enorme potencial econômico, político e militar, informou o ministério em comunicado.

Antes de pisar em continente americano, Morenés fará uma escala em Cabo Verde na segunda-feira, onde se reunirá com o titular da Defesa deste país, Jorge Omero Tolentino.

Na terça-feira chegará ao Brasil, onde manterá uma reunião com o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Na quarta-feira aterrissará no Peru e também deve reunir-se com o titular da Defesa, Pedro Cateriano. Morenés fechará sua viagem na quinta-feira no Chile com uma reunião de trabalho com o ministro da Defesa, Rodrigo Hinzpeter.

Além da cooperação bilateral em matéria de Defesa, a venda de aviões de combate europeus Eurofighter e de carros de combate Leopard são alguns dos assuntos que centrarão as conversas.

Além disso, o ministro espanhol divulgará o modelo da Unidade Militar de Emergências (UME) como exemplo de unidade de elite das Forças Armadas contra catástrofes naturais.

Vários países latino-americanos se interessaram em implantar uma unidade deste tipo e a Espanha ofereceu sua ajuda.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter