COBERTURA ESPECIAL - Cyberwar - Geopolítica

20 de Julho, 2012 - 09:58 ( Brasília )

Japão teme vazamento de dados de ministério após ciberataque


O Ministério das Finanças do Japão anunciou nesta sexta-feira que investiga o ataque de um vírus em um de seus computadores perante o temor de que dê origem a um vazamento de informações.

O ministro das Finanças, Jun Azumi, confirmou o ciberataque e assegurou que os computadores utilizados no ministério estão sendo checados para constatar a magnitude do problema.

Um dos funcionários do ministério assegurou à agência local Kyodo que o vírus é um "cavalo de troia", que se caracteriza por entrar através de e-mails com o propósito de obter acesso aos arquivos do computador.

Este não é o primeiro ciberataque reportado pelo governo japonês, depois de no mês passado vários sites do Executivo e de partidos políticos terem sido alvo de ações semelhantes.

O novo ataque aconteceu depois das ameaças de "hackers" do grupo Anonymous, que condenaram a reativação dos dois primeiros reatores nucleares no Japão após a crise atômica em Fukushima.

Além disso, em outubro as autoridades japonesas detectaram um ciberataque à empresa Mitsubishi Heavy Industries, a maior fabricante de armamentos do Japão.