23 milhões de contas vazadas usavam 123456 como senha

Um estudo realizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido (NCSC) revelou que a senha 123456 apareceu em mais de 23 milhões de contas vazadas.

A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, compartilha dicas para criar senhas fortes e fáceis. O NCSC analisou bancos de dados públicos de contas vazadas para estudar as palavras, frases ou sequências de caracteres que os usuários em todo o mundo mais usam ao criar suas senhas.

Um dos principais dados que a análise mostrou é que 23,2 milhões de contas vazadas usaram 123456 como uma senha. No final de 2018, a ESET publicou a lista das senhas mais populares do ano passado e 123456 e 123456789 estavam entre as três primeiras combinações mais usadas.

"Esses tipos de relatórios refletem a falta de conhecimento dos riscos associados ao uso de senhas fracas e as consequências que isso pode ter para a privacidade e o cuidado das informações pessoais. Falar de uma senha forte refere-se àquelas que têm uma extensão considerável e possuem símbolos, letras maiúsculas, minúsculas e pares ", diz Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

Uma pesquisa recente da ESET mostrou que 30% dos usuários usam duas ou três senhas para todas as suas contas. Por conta disso, a empresa de segurança alerta que o uso de senhas fortes é o primeiro passo para uma experiência mais segura e responsável da tecnologia, especialmente considerando que, de acordo com o relatório da NCSC, 89% dos entrevistados fazem compras na Internet e 39% o fazem semanalmente.

Algumas dicas extras para a sua segurança são:

  • Para maior segurança, use duplo fator de autenticação;
  • Utilize frases mais longas e números;
  • Não reutilize senhas antigas;
  • Tenha uma senha diferente para cada conta;
  • Mude suas senhas periodicamente;
  • Utilize um administrador de senhas confiável.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter