Cuidado ao publicar imagens em uma rede social: você pode estar divulgando informações demais

O povo brasileiro é extremamente ativo nas redes sociais, uma pesquisa realizada pela We Are Social e o Hootsuite, revelou que 62% dos brasileiros estão ativos nos sites e apps.

Estar online o tempo todo e postar fotos se tornou um hábito comum, o único problema é que nossas fotos podem conter informações demais. Mesmo com as redes bloqueadas apenas para amigos, o usuário pode correr riscos.

Pensando nisso, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, separou alguns cuidados para se tomar ao postar uma foto, seja em seu feed ou no status temporário.

– Ingressos de eventos: muitos ingressos de eventos possuem QR codes ou códigos de barras para facilitar a entrada. Por isso, pode ser perigoso publicar a foto do ticket do show da sua banda favorita ou do jogo do seu time, pois um criminoso pode utilizar estes dados para entrar no evento antes de você. Uma vez que o código de barras ou QR Code fornece uma única liberação de entrada.

– Cartões de embarque: segurança digital em viagens tem sido uma nova preocupação. Vemos cada vez mais fotos de viajantes no aeroporto com passaportes e cartões de embarque publicadas nas redes.

O problema é que, assim como no caso dos ingressos de eventos, é possível clonar sua passagem. Informações como o seu nome, sobrenome, local e destino do voo podem não ser o maior dos problemas, já que um cartão de embarque pode conter seu programa de fidelização, código de barras, tipo de passagem, código localizador de reserva e ainda o número do seu passaporte.

A combinação desses dados permite não somente o uso indevido de sua passagem, mas também o cancelamento do seu check-in e compras em seu nome.

– Fotos dos filhos e outras crianças: postar fotos dos pequenos pode ser tentador. Em um estudo realizado no Reino Unido, descobriu-se que crianças têm em média 1300 fotos publicadas pelos pais. Mas o preço da postagem pode ser alto.

Imagens com a localização das crianças ou uniforme da escola são prato cheio para criminosos. Evite mostrar a rotina do seu filho nas redes, localização, nome da escola e atividades extracurriculares.

Mesmo que suas redes sociais sejam privadas, não é possível ter o controle de uma imagem depois que ela é divulgada na internet, e a foto do seu filho pode cair em mãos erradas, portanto, é melhor se prevenir.

– Fotos da mesa de trabalho: fotos da organização do seu espaço na empresa podem ser bonitas, mas muito cuidado. Na hora de bater a foto, confira se na imagem não é possível ver documentos importantes, anotações com logins e senhas, ou até papéis com informações que podem expor você e a empresa.

– Não compartilhe sua localização: cyberstalker é o termo utilizado para se referir a pessoas que vigiam suas redes sociais e acompanham seus movimentos. Publicar fotos com geolocalização ou com o nome de onde você está facilita a ação dos stalkers.

A nova série “Você”, do Netflix, é um exemplo da discussão sobre os riscos de expor sua localização publicamente, pois mostra o caso de um perseguidor que, por meio de fotos nas redes sociais, consegue saber todos os passos da personagem principal.

A boa notícia é que na vida real não precisa ser assim – os smartphones permitem que você decida em que momentos determinados aplicativos podem ter acesso a sua localização, basta conferir nas configurações do seu aparelho.

– Carteira de motorista: tirar a habilitação é uma grande conquista, e é claro que os jovens felizes com a realização querem expor nas redes. A tag #carteirademotorista no Instagram possui 10,8 mil posts com imagens da CNH de brasileiros. A sua habilitação contém diversas informações pessoais, como nome dos pais, identidade e CPF que, ao caírem em mãos erradas, podem causar dor de cabeça. Portanto, evite postar a foto do documento em suas redes sociais.

– Informações pessoais e cartões: é mais comum do que se imagina ver fotos com a localização de residências, dados pessoais ou fotos de cartões bancários. Um perfil no Twitter chamado @NeedADebitCard reúne imagens de cartões postados nas redes sociais, os riscos vão desde ter suas senhas descobertas até compras realizadas com a sua conta. Esse tipo de informação diz respeito somente a você.

– Imagens de pessoas em situações constrangedoras: uma nova moda surgiu entre os jovens. São os chamados Dix: contas no Instagram apenas para amigos próximos e pessoas selecionadas, nas quais o usuário expõe vídeos e fotos pessoais provocantes ou descontraídas.

Mas aí mora um problema. Como ter certeza de que todos os seus seguidores são confiáveis? Como é impossível garantir que seus contatos não têm más intenções ou que sem querer alguém tenha acesso a sua conta, o ideal é evitar conteúdos comprometedores em todas as suas redes sociais.

“Depois que divulgamos uma informação online, é impossível ter controle sobre ela. Os virais são uma prova disso. Por isso, é importante restringir fotos pessoais apenas aos amigos próximos. Isso pode ser feito por meio de configurações de segurança das próprias redes sociais. Também é importante fazer uma varredura frequente, mantendo apenas pessoas conhecidas como amigos e seguidores de seus perfis. Com estas medidas, é possível manter-se mais seguro nas redes”, finaliza Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET no Brasil.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter