Kryptus – Segurança ganha foco estratégico na RNP

 

Brasília – Após cinco meses de trabalhos intensos de entrevistas, pesquisas e análises realizadas em conjunto com os times da empresa Kryptus Segurança da Informação e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi entregue o Programa Estratégico de Segurança da Informação da RNP.

 

O plano estabelece dez Objetivos Estratégicos de Segurança da Informação (OESI), que devem ser alcançados de forma planejada nos próximos cinco anos. Como destaque, estão a oferta de serviços cada vez mais seguros e o fortalecimento da segurança do Sistema RNP, que interliga mais de mil pontos no território nacional, beneficiando cerca de 4 milhões de alunos, professores, colaboradores e pesquisadores de instituições de ensino superior, institutos tecnológicos e de pesquisa, museus e hospitais universitários.

 

Com a nova orientação, a visão é ter a prática de segurança da informação da RNP reconhecida nos âmbitos nacional e internacional com serviços seguros, pessoas conscientes, processos maduros e tecnologias adequadas.

 

“A nossa Estratégia de Segurança da Informação vai além da mera visão de proteger os ativos da RNP. Ela reconhece o tema como uma oportunidade de negócio, através da oferta de serviços e soluções de segurança com valor percebido pelos usuários finais”, destaca o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

 

“Ao mesmo tempo que a RNP tem um papel estratégico para a área de ensino e pesquisa no país, a organização possui uma natureza muito particular, fazendo com que frameworks de segurança tradicionais de análise não bastassem para o estabelecimento do Plano. Isso tornou o trabalho especialmente rico em termos de resultados – foi uma honra termos colaborado”, comenta o CEO da Kryptus, Roberto Gallo.

 

Gallo ainda complementa que “no mundo em geral e no Brasil, em particular, são raras as ações estruturantes em termos de segurança da informação para as áreas de educação e pesquisa. Pela abrangência da RNP e pela envergadura do Plano, creio que se abre uma oportunidade única para mudar decisivamente a área no País.

 

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP): Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja, opera e mantém a rede Ipê, infraestrutura óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.197 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração dos sistemas de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa.

 

KRYPTUS S.A.: É um provedor brasileiro de soluções em segurança da informação, com 15 anos de história. Sediada em Campinas/SP, atua nos mercados das Américas, Europa e Oriente Médio. É reconhecida como “Cool Vendor in Brazil” pelo Gartner Institute e pelo Conselho Nacional de Defesa como “Empresa Estratégica de Defesa – EED”. Além disso a empresa é uma parceira estratégica do suíço Kudelski Group.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter