Militares da Marinha concluem o curso de Guerra Cibernética no Exército Brasileiro

No período de 4 de junho a 30 de novembro, foi realizada no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE), do Exército Brasileiro, em Brasília-DF, a fase presencial do Curso de Guerra Cibernética para Oficiais e Praças da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira.

Antes dessa fase, os militares realizaram, na modalidade à distância, com duração aproximada de um mês, a etapa básica de habilitação, pré-requisito para a conclusão do curso. A MB participou com nove militares.

O corpo docente foi composto por militares e civis com grande expertise na área cibernética, alguns com Mestrado e Doutorado. A dinâmica do curso compreendeu instruções teóricas e práticas em simuladores e laboratórios, visitas técnicas em OM e Instituições relacionadas ao Setor Cibernético e exercícios operativos no terreno.

Na etapa final, os alunos apresentaram trabalhos de conclusão de curso, sendo que os temas apresentados pelos militares da MB consideraram o interesse da Força. Todos os militares da MB tiveram desempenho destacado, cabendo ressaltar a primeira colocação do sargento Higor Gabriel Dias Correia de Farias, no curso de Praças.

No curso de Oficiais, destacaram-se o Primeiro-Tenente (T) Diogo Gonçalves Soares e o Capitão-Tenente Vanderlan Silva da Costa, que obtiveram os 3º e 4º lugares, respectivamente. “O Curso de Guerra Cibernética contribuiu para a capacitação dos militares da MB, que em breve utilizarão os conhecimentos adquiridos no espaço cibernético de interesse da Instituição”, afirmou o Contra-Almirante Francisco Neves, Chefe do Estado-Maior Conjunto do ComDCiber.

Sargento Higor recebe das mãos do Comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército o prêmio por ter sido o 1º colocado do Curso de Guerra Cibernética para Praças – Foto: MB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter