Entrevista do Comandante de Defesa Cibernética, Gen Div Angelo Kawakami Okamura

EBlog – Como será a participação do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) no Brazil Cyber Defence? O que será apresentado?

Gen Okamura – O ComDCiber apoiará, institucionalmente, o Brazil Cyber Defence. A agenda da “1ª Feira de Cibernética, Comunicações e Guerra Eletrônica” apresentará fóruns de discussão, painéis, workshops e palestras sobre a temática em questão, competições “capture the flag” e exposição de soluções e tecnologias. O site brazilcyberdefence.com apresenta maior detalhamento das atividades .

EBlog – Qual a importância de apoiar um evento dessa natureza?

Gen Okamura – É de grande importância o apoio da sociedade e das instituições públicas e privadas, pois o evento abordará temas relevantes e atuais nas áreas de cibernética, comunicações e guerra eletrônica, além de sensibilizar o poder político sobre a importância do tema.

EBlog – Como um evento desse tipo pode contribuir para o desenvolvimento da Defesa Cibernética dentro das Forças Armadas?

Gen Okamura – O evento pode contribuir para proporcionar ampla discussão em torno de questões importantes sobre segurança e defesa cibernética, guerra eletrônica e comunicações, por meio da interação de grandes nomes da indústria que representam suas empresas, de profissionais especialistas nas respectivas áreas, de importantes setores acadêmicos, de empresas startups e de estudantes nos mais diversos níveis.

EBlog – O senhor destacaria algumas das participações no Brazil Cyber Defence?

Gen Okamura – Sim. Kevin Mitnick, consultor e especialista em segurança; Paul de Souza, Presidente da Cyber Security Forum Iniciative; Demi Getschko, Diretor – Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR; Patrícia Peck, advogada e especialista em Direito Digital, entre outros.

EBlogRepresentantes de Forças Armadas de outros países estão presentes?

Gen Okamura – Sim .

EBlog – Além do Brazil Cyber Defence, acontecerá, simultaneamente, a 7ª edição da “Conferência de Simulação e Tecnologia Militar” (CSTM). Qual a relevância de os dois eventos ocorrerem juntos?

Gen Okamura – A junção das potencialidades de cada setor e o aproveitamento de oportunidades para a integração e a colaboração.

EBlog – O Brazil Cyber Defence propõe debater assuntos de Defesa e Segurança entre as Forças Armadas e de Segurança Pública. Nesse contexto, como o senhor avalia a Defesa Cibernética, hoje  no Brasil?

Gen Okamura – A avaliação é positiva. O esforço de preparação e capacitação de pessoal, aliado aos investimento s no setor, permite afirmar que o Brasil evoluiu bastante no campo da Defesa Cibernética. Porém, como o setor cibernético encontra-se em constante evolução, é necessário que a qualificação de pessoal e os investimentos também sejam constantes, para que o Brasil continue evoluindo e se aprimorando.

EBlog – Recentemente, as três Forças Armadas uniram esforços para atuar em nesse setor, com a criação do ComDCiber. O senhor poderia explicar como funciona o Comando de Defesa Cibernética e como atua cada Força (Marinha, Exército e Aeronáutica) na Unidade?

Gen Okamura – O Comando de Defesa Cibernética é um Comando Operacional Conjunto dentro da estrutura regimental do Exército Brasileiro. Está organizado da seguinte maneira: Estado – Maior Conjunto, chefiado por um Contra – Almirante; Dep artamento de Gestão e Estratégia, chefiado por um Brigadeiro; e Centro de Defesa Cibernética, chefiado por um General de Brigada. O Comandante de Defesa Cibernética é um General de Divisão. O efetivo total, incluindo a Escola Nacional de Defesa Cibernética, deverá chegar a 300 militares, atuando nas atividades operacionais, doutrinárias, de ciência e tecnologia, de inteligência e de capacitação.

EBlog – Como a criação do ComDCiber ampliou a segurança cibernética do País?

Gen Okamura – A criação do ComDCiber vem contribuindo para que o Ministério da Defesa e as Forças Armadas tenham a capacidade de atuar no espaço cibernético, de forma conjunta, em rede e com a devida liberdade de ação. Importante destacar que essa criação impactou, positivamente, as áreas científico – tecnológica e industrial do País, além de maximizar o efeito dissuasório das Forças Armadas. No âmbito do Exército Brasileiro, o ComDCiber tem colaborado para o processo de transformação da Força, a fim de alcançar o grande objetivo , que é o de permitir a transição do EB , da era industrial para a era do conhecimento.

EBlog – O Brasil tem cooperação e integração com outros países nessa missão de realizar a defesa cibernética?

Gen Okamura – O ComDCiber está participando de parcerias estabelecidas pelo Ministério da Defesa e pelo Comando do Exército, assessorando – os quanto aos termos dessas colaborações. Nossos militares participam de cursos, feiras e exercícios internacionais, que permitem a obtenção de expertises para a condução de exercícios desse tipo pelo Brasil. Além disso, o ComDCiber realizará, em maio de 2018, o “III Estágio Internacional de Defesa Cibernética” e já tem confirmada a presença de representantes de diversas nações amigas, incluindo os países latino-americanos.

EBlog – Existe algum trabalho para ampliar a cultura de proteção cibernética dentro das Forças? De que maneira?

Gen Okamura – Sim, por intermédio da capacitação e sensibilização dos recursos humanos, evidenciando a importância da proteção cibernética.

EBlog – Qual a importância de se investir em defesa cibernética nas Forças Armadas?

Gen Okamura – A importância desse investimento é para resguardar a capacidade nacional e das estruturas de governo diante de possíveis ações cibernéticas hostis, além de reduzir os seus efeitos.

A BRAZIL CYBER DEFENCE

É um evento inédito que busca promover o debate dos assuntos de Defesa e Segurança entre as Forças Armadas e de Segurança Pública, setores da indústria, meio acadêmico, instituições públicas e privadas, e governo, com foco na sensibilização da sociedade e da administração pública sobre a importância da Ciberdefesa, da Cibersegurança, das Comunicações e da Guerra Eletrônica.

O evento oferece a oportunidade de participação em fóruns de discussão em que estão presentes especialistas de renome nacional e internacional, competições de segurança da informação (Capture the Flag), workshops e reúne provedores de soluções do Brasil e do exterior que expõe seus mais recentes produtos, soluções e tecnologias.

Saiba mais [Link].


 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter