Rússia diz que EUA estão “caçando” russos no mundo todo para prendê-los

A Rússia emitiu um alerta de viagem recomendando que cidadãos do país pensem duas vezes antes de viajar ao exterior, dizendo que os Estados Unidos estão caçando russos no mundo todo para prendê-los.

O comunicado do Ministério das Relações Exteriores alerta os cidadãos russos que, quando no exterior, enfrentam uma ameaça real de prisão de outros países a pedido de Washington, e que depois disso podem ser extraditados aos EUA.

“Apesar de nossos apelos para melhorar a cooperação entre as autoridades norte-americanas e russas relevantes… os serviços especiais dos EUA na prática continuam ‘caçando’ russos em todo mundo”, disse o alerta de viagem.

“Considerando estas circunstâncias, insistimos fortemente que os cidadãos russos ponderem cuidadosamente todos os riscos quando planejarem viagens ao exterior”, afirmou a chancelaria.

O ministério disse que mais de 10 russos foram detidos em países estrangeiros envolvidos com os EUA desde o início de 2017. Como exemplo, citou ao menos quatro russos detidos por acusações de crime cibernético na Espanha, Letônia e Grécia.

As ações norte-americanas contra supostos criminosos cibernéticos russos atingiram um pico no ano passado. Sete russos foram presos ou indiciados em 2017 nos EUA e no exterior — nos seis anos anteriores a cifra foi de dois por ano em média. O Departamento de Estado norte-americano não quis comentar.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter