Ataque cibernético atinge servidores de computadores em toda a Europa

A principal produtora de petróleo da Rússia, a Rosneft, disse que um ataque cibernético de larga escala atingiu seus servidores nesta terça-feira, e sistemas de computadores dos bancos e do aeroporto internacional da vizinha Ucrânia, bem como a empresa de transporte marítimo A.P. Moller-Maersk .

A empresa de segurança digital Group-IB, com sede em Moscou, disse que os hackers exploraram o código desenvolvido pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), que foi vazado e usado no ataque do vírus WannaCry que causou uma interrupção global em maio.

Uma das vítimas do ataque desta terça-feira, uma empresa de mídia ucraniana, disse que seus computadores foram bloqueados e que recebeu um pedido de resgate de 300 dólares em bitcoins para recuperar o acesso aos seus arquivos, o que caracteriza um tipo de vírus chamado "ransomware".

Outras companhias que disseram terem sido afetadas por um ataque cibernético incluem a gigante de metais russa Evraz, a empresa de materiais de construção francesa Saint Gobain e a maior agência de publicidade do mundo, WPP – embora não esteja claro se os problemas foram causados pelo mesmo vírus.

A empresa de alimentos Mondelez Internacional também disse que sua equipe em diferentes regiões estava com problemas técnicos.

Pesquisadores de empresas da área de segurança cibernética identificaram o vírus como Petya, um "malware" que torna os computadores inoperantes, criptografando seus discos rígidos e exigindo resgates em troca de uma chave digital para restaurar o acesso.

O diretor de pesquisas da F-Secure Mikko Hypponen disse que esperava que o foco fosse registrado nas Américas em breve, à medida que o foco pode ser máquinas vulneráveis, permitindo que o vírus ataque.

Um assessor do Ministro do Interior da Ucrânia disse que o vírus entrou em sistemas de computadores por meio de emails escritos em russo e ucraniano, projetados para levar funcionários à abri-los.

A Rosneft, uma das maiores produtoras de petróleo do mundo por volume, disse que a produção da commodity não foi afetada.

"O ataque cibernético poderia provocar sérias consequências, mas a companhia recorreu a um sistema reserva de processamento de produção e nem a produção de petróleo nem a de refinamento foi interrompida."

Na Ucrânia, Yevhen Dykhne, diretor do aeroporto de Boryspyl, disse que o local foi alvo de um ataque cibernético. "Devido à conexão com a situação irregular, alguns atrasos nos vôos são possíveis", informou Dykhne em uma postagem no Facebook.

Ataque cibernético atinge grande petroleira e bancos na Rússia e Ucrânia

A principal produtora de petróleo da Rússia, a Rosneft, disse que um ataque cibernético de larga escala atingiu seus servidores nesta terça-feira, e sistemas de computadores de alguns bancos e do principal aeroporto da vizinha Ucrânia também sofreram interrupções.

A empresa de segurança digital sediada em Moscou Group-IB disse que parece se tratar de um ataque coordenado que mirou vítimas na Rússia e na Ucrânia simultaneamente.

Copenhague, a empresa de transporte marítimo A.P. Moller-Maersk disse ter sofrido uma pane em seu sistema de computadores que foi causada por um ataque cibernético, embora não tenha ficado claro de imediato se as ações estão conectadas.

Uma das companhias da Rússia que a Group-IB disse ter sido afetada foi a Damco, que é o braço logístico da Maersk.

As interrupções mais recentes ocorreram na esteira de uma onda de tentativas de invasão a sites estatais ucranianos no final de 2016 e a ataques repetidos contra seu sistema elétrico, o que levou seus diretores de segurança a clamarem por melhores defesas cibernéticas.

A Rosneft, uma das maiores produtoras de petróleo do mundo por volume, disse que a produção da commodity não foi afetada.

"Os servidores da companhia sofreram um ataque cibernético poderoso", informou a empresa no Twitter.

"O ataque cibernético poderia provocar sérias consequências, mas a companhia recorreu a um sistema reserva de processamento de produção e nem a produção de petróleo nem a de refinamento foi interrompida".

A página da Rosneft estava indisponível em Moscou às 16h25 (horário local) e ficou fora do ar durante ao menos uma hora antes disso.

A gigante de metais russa Evraz disse que seus sistemas de TI (tecnologia da informação) também foram afetados, relatou a agência de notícias russa RIA.

BC ucraniano diz que bancos e empresas do país foram alvo de novos ataques cibernéticos

O banco central da Ucrânia informou nesta terça-feira que bancos comerciais e públicos do país, bem como empresas privadas, foram alvo de ataques cibernéticos por meio de um "vírus desconhecido".

"Como resultado desses ataques virtuais, esses bancos estão tendo dificuldades com serviços aos clientes e operações bancárias", informou o BC ucraniano em comunicado, sem identificar as instituições afetadas.

"O banco central está confiante de que a infraestrutura de defesa bancária contra fraude virtual está adequadamente estabelecida e tentativas de ataques contra os sistemas de TI dos bancos serão neutralizadas", informou o banco central.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter