FAB discute Guerra Cibernética

Tenente Flávio Nishimori

Estão abertas até o dia 30 de novembro, as inscrições para o I Seminário de Guerra Cibernética do Comando da Aeronáutica (COMAER). O evento, marcado para o dia 08 de dezembro, será realizado no Auditório do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR), localizado na Esplanada dos Ministérios.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.cyber.fab.mil.br. As vagas são limitadas.

O principal objetivo do encontro, aberto ao público em geral, é apresentar o cenário atual e perspectivas futuras de assuntos como quinto domínio de guerra, vulnerabilidade da internet das coisas, guerra cibernética nas olimpíadas e paralimpíadas e outros temas relacionados à segurança da informação.

Durante a programação do seminário, coordenado pelo Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR), está previsto um painel sobre os desafios das Organizações Militares na defesa cibernética nacional em tempos de paz e conflito.

“A expectativa é dar visibilidade ao tema Defesa Cibernética no âmbito do COMAER, apresentando os conceitos básicos envolvidos, destacando seus reflexos imediatos na missão da FAB, as ameaças a que estamos sujeitos e como o COMAER tem tratado a proteção cibernética de seus ativos mais críticos por meio do CCA-BR”, explica o Coronel Robson Luis Lopes dos Santos, chefe do CCA-BR.

O encontro, segundo o Coronel Robson,será importante para evidenciar a urgência e a importância do preparo do COMAER para atuar no espaço cibernético em duas frentes principais: proteção dos meios necessários ao cumprimento de sua missão; e obtenção de vantagens estratégicas para alavancar as ações nos domínios aéreo e espacial.

O seminário, conforme explica o chefe do CCA-BR, será um veículo fundamental para divulgação de todo o trabalho realizado pelo COMAER na área de proteção cibernética, iniciado em 2008 com planejamento de conclusão até 2020.

Pretende-se, ainda, realizar um relato sobre a implantação e consolidação do Centro de Tratamento de Incidentes de Redes de Computadores da Força Aérea Brasileira (CTIR.FAB), mostrando os resultados obtidos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO2016.

“Adicionalmente, serão apresentados alguns importantes conceitos referentes às próximas fases do trabalho de ampliação da capacidade de proteção cibernética do COMAER, especialmente no tocante à resiliência das estruturas críticas de TI do COMAER e à expansão da capacidade de monitoramento e resposta a incidentes de redes de computadores”, ressalta o Coronel Robson.

CCA-BR– O encontro marca o 33º aniversário do Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília – CCA-BR. A organização, subordinada à Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI), tem em sua missão a Gestão da Segurança Cibernética, sendo responsável pela defesa cibernética e tratamento de incidentes relacionados no âmbito do COMAER.

Serviço: I Seminário de Guerra Cibernética
Dia: 08 de dezembro
Horário : 09 às 17 horas
Local: Auditório do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR)
Endereço: Esplanada dos Ministérios Bloco “M” – Edifício Anexo – Subsolo – Brasília (DF)

Leia também:

Equipe Brasileira vence Primeiras Ciber Olimpíadas Militares das Américas [link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter