Hackers invadem perfil de ministro russo e exibem símbolos turcos

Artigo relacionado: Turquia sofre um ataque virtual (Link)


Um perfil de rede social do ministro das Comunicações russo foi temporariamente bloqueado neste domingo num ciberataque realizado por hackers que se apresentaram como um grupo ativista turco e exibiram imagens de um avião de guerra e bandeiras turcas.

Os laços entre a Rússia e a Turquia sofreram um sério golpe quando um avião turco derrubou um russo perto da fronteira entre a Turquia e a Síria em novembro, numa ação descrita pelo presidente russo, Vladimir Putin, como “uma facada pelas costas”.

A conta no Instagram do ministro Nikolai Nikiforov foi bloqueada por hackers do grupo “Börteçine”, de acordo com imagens da conta divulgadas pela imprensa russa e turca e que destacavam bandeira turcas, um retrato de Mustafa Kemal Ataturk, fundador do Estado turco, e um avião de guerra.

O Instagram, onde usuários publicam fotos e vídeos, restaurou mais tarde a conta de Nikiforov, mas o ministro reclamou que a equipe de suporte técnico demorou mais de nove horas para reagir ao incidente.

Putin afirmou que ele não vê formas de melhorar as relações com os líderes turcos, e Moscou impôs sanções econômicas a Ancara.

Relatos da imprensa turca sugeriram no fim de dezembro que hackers russos poderiam estar por trás de recentes ataques a servidores de internet turcos que lidam com mais de 300 mil sites.

Em 25 de dezembro, os bancos turcos relataram interrupções esporádicas em transações com cartões de crédito, com a imprensa local repetindo que um bombardeio a sites públicos e financeiros poderia vir da Rússia ou então ser obra do grupo Anonymous.

Leia também:
Turquia sofre um ataque virtual (Link)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter