Workshop aborda Simuladores e Defesa Cibernética no Tecnoparque de Santa Maria

Marielle Flôres
Assessora de Comunicação/ADESM


Aconteceu nesta quinta-feira, 23 de julho, o Workshop de Simuladores e Defesa Cibernética. O evento, que ocorreu nas instalações do Santa Maria Tecnoparque, reuniu empresários, militares, representantes do poder público e de instituições vinculadas ao setor, pesquisadores e imprensa especializada para discutir oportunidades de desenvolvimento no Setor de Defesa e consolidar o Polo de Defesa de Santa Maria.

Cerca de 100 pessoas participaram do workshop que integra uma série de atividades do Ciclo de Mobilização da Indústria de Defesa no Estado do Rio Grande do Sul, que também conta com um Seminário de Fornecimento para as Forças Armadas e também um Workshop do Setor Aeroespacial.

Segundo Vilson Serro, Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, que é uma das coordenadoras do Workshop, essa iniciativa visa também a divulgação e a preparação das discussões para o II Seminário Internacional de Defesa – SEMINDE, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015, em Santa Maria:

– Desde que iniciamos os trabalhos com a ADESM tivemos apoio das Forças Armadas, de forma especial o exército, a 3ª Divisão e seus comandantes. Junto à Marinha e Aeronáutica, temos todo o apoio, auxílio e incentivo para o fortalecimento das ações de consolidação do Polo de Defesa, como este workshop e o SEMINDE – destacou Serro.

Chefe do CDCiber apresenta desafios e possibilidades de contribuição à segurança cibernética nacional

A palestra de abertura do Workshop de Simuladores e Defesa Cibernética – A defesa cibernética no Brasil: desafios e possibilidades de contribuição à segurança cibernética nacional – foi apresentada pelo Chefe do Centro de Defesa Cibernética, General de Divisão Paulo Sérgio Melo de CARVALHO.

Na ocasião, General Carvalho enfatizou a importância de sair dos gabinetes e buscar este contato mais próximo com os fornecedores:

– Desde que cheguei em Santa Maria para este evento, tenho aprendido muito. Já estamos vislumbrando oportunidades futuras não só para as forças armadas, exército ou defesa, mas para o próprio país. Toda a aproximação é válida para estreitar os laços e fortalecer o setor – explicou o chefe do CDCiber.

A programação incluiu ainda:

PAINEL SOBRE DEFESA CIBERNÉTICA

MEDIADOR: Christiano Ambros, Agente de Desenvolvimento da AGDI

  • Mercado de segurança cibernética Painelista: Fabio Ramos, CEO da AXUR
  • Pesquisa e formação de recursos humanos em segurança de informação Painelista: Prof. Dr. Raul Ceretta, Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

– Debate e Questionamentos

PAINEL SOBRE SIMULAÇÃO

MEDIADOR: Cristiano Silveira, Gestor Executivo do Santa Maria Tecnoparque

  • Mercado de simuladores no Brasil Painelista: Auro Azeredo, Coordenador do CSTA/ABIMDE
  • O papel da Universidade no setor de simulação: Projeto SiS-Astros 2020 Painelista: Prof. Dra. Lisandra Manzoni Fontoura, Coordenadora do Projeto SiS Astros 2020 na UFSM
  • Sistemas Modernos de Treinamento para Veículos Blindados Painelista: Leonardo Vegini, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da AEL Sistemas
  • O caso da SBPA Simuladores e Tecnologias Painelista: Adriano Oliveira, Gerente Comercial da SBPA Simuladores e Tecnologias
  • SAFO – Simulador de Apoio de Fogo Painelista: Marcus Bispo, Gerente do Projeto SAFO da TECNOBIT

PALESTRA DE ENCERRAMENTO

Simulação aplicada ao adestramento da força
Palestrante: Cel. Marcelo RIBEIRO Carvalho, Chefe da Divisão de Simulação do COTER

No encerramento do evento, o prefeito municipal Cezar Schirmer agradeceu a presença dos palestrantes, painelistas e destacou a vocação de Santa Maria e as ações do Polo de Defesa:

– Certamente saímos deste Workshop com nosso Polo de Defesa ainda mais fortalecido. Santa Maria, de forma especial este Tecnoparque, está de portas abertas para receber novas empresas e instituições que busquem espaço para se consolidar, contribuir para o desenvolvimento de nosso município e fortalecer a indústria de defesa e segurança no Rio Grande do Sul – finalizou.

Além do workshop que ocorreu nesta quinta-feira no Santa Maria Tecnoparque, mais dois encontros estão previstos para o Ciclo de Mobilização da Indústria de Defesa no Estado do Rio Grande do Sul, bem como a realização do II Seminário Internacional de Defesa, que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro, em Santa Maria:

17 de agosto, na CIC, em Caxias do Sul: Seminário de Fornecimento para a Indústria de Defesa

01 de setembro, no TecnoPUC, em Porto Alegre: Workshop Aeroespacial

O Ciclo de Mobilização da Indústria de Defesa no Estado do Rio Grande do Sul é coordenado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM, pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção de Investimento – AGDI; Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul por meio de seu Comitê da Indústria da Defesa e Segurança – COMDEFESA/FIERGS e a Associação Parque Tecnológico de Santa Maria – Santa Maria Tecnoparque.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter