Declaração Multissetorial do NETmundial

O NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet – celebra a realização de um marco, com definições consistentes para os princípios de governança da Internet e o roteiro para o desenvolvimento futuro da governança da Internet, após dois dias de encontro em São Paulo. Organizado por uma parceria entre o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e a /1Net, o encontro reuniu 1.480 representantes dos diferentes setores com vozes ativas, incluindo participação remota, de uma diversidade de 97 países.

A “Declaração Multissetorial do NETmundial” alcançou o seu formato final após um processo que começou com 188 contribuições de conteúdo enviadas por representantes voluntários de 46 países. Durante os dois dias de evento, os participantes de 97 países tiveram a oportunidade de contribuir para a revisão desse documento, através das sessões de discussão. As sessões consideram ainda os 1.370 comentários feitos pelo público sobre o documento de referência, publicado no site oficial do NETmundial, além de comentários enviados por mais de 200 espectadores diários que acompanham o evento em tempo real através dos mais de 30 hubs remotos espalhados pelo mundo.

O presidente do NETmundial, Virgilio Almeida, declarou durante a cerimônia de encerramento do evento: “Esse encontro é uma prova inegável de que a inclusão tem os seus prêmios, resultando em um espírito transparente e democrático em direção a um objetivo em comum. Isso é um marco para a governança da Internet. Governos se reuniram com os demais setores para dar esse primeiro passo. A conclusão deve ser vista como uma contribuição de um grande número de representantes que irão se encontrar em outros processos envolvendo a governança da Internet”.

O NETmundial se destaca pela proposta colaborativa multissetorial, em que diferentes setores – Governo, sociedade civil, setor privado, academia e comunidade técnica global – se reuniram para discutir o futuro da governança da Internet, prezando pela manutenção de um ambiente multiparticipativo e democrático.

A seguir, apresentamos a Declaração Multissetorial do NETmundial na íntegra:
http://netmundial.br/netmundial-multistakeholder-statement/
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter