Bashar al-Assad se filma dirigindo à Ghouta Oriental para demonstrar vitória

O presidente sírio, Bashar al-Assad, ostentou avanços do governo na guerra de 7 anos da Síria se filmando enquanto dirigia para encontrar com soldados em frentes perto de Damasco, gravando o trajeto do centro da cidade até áreas recentemente recapturadas.

“A estrada está aberta…tudo está funcionando agora na cidade e na Síria”, disse no vídeo, descrevendo uma estrada que, anteriormente, havia sido bloqueada por disparos de franco-atiradores, acrescentando que agora é mais fácil se deslocar pelo país.

O vídeo, divulgado durante a noite após uma viagem no domingo, mostra Assad de óculos escuros no volante de seu carro Honda, falando sobre a crescente força do governo à medida que cenários pacíficos davam lugar a áreas afetadas pela batalha.

Sua visita à frente de batalha em Ghouta Oriental, onde imagens da televisão estatal o mostraram ovacionado por soldados enquanto fumaça surgia à distância, acontece depois que dezenas de milhares de civis começaram a deixar a área da oposição para linhas do governo.

A ofensiva militar começou há um mês com um enorme bombardeio e, até agora, recuperou a maior parte da área, o maior reduto rebelde perto de Damasco, o dividindo em três zonas.

Esse é o mais recente em uma série de ganhos militares de Assad desde que a Rússia entrou na guerra ao seu lado em 2015, acabando com as esperanças dos rebeldes de derrubá-lo à força. Grandes áreas continuam fora de seu controle, mas Assad agora controla as principais cidades do altamente povoado ocidente da Síria.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter