França pede por mediação internacional para acabar com crise na Venezuela

França pediu nesta quinta-feira que seja estabelecida uma mediação regional ou internacional entre o governo da Venezuela e grupos de oposição para pôr fim a crescente violência na nação produtora de petróleo.

Centenas de milhares de pessoas foram às ruas por toda a Venezuela desde o início de abril para exigir eleições, liberdade para ativistas presos, ajuda externa e autonomia para o Parlamento liderado pela oposição.

Na quarta-feira, o governo disse estar enviando 2 mil soldados para um Estado de fronteira que é um reduto de radicalismo anti-governo após saques que deixaram um menino de 15 anos morto, na última série de protestos que abalou a nação.

"Para a França, assim como para seus parceiros europeus, a prioridade é o fim imediato da violência por meio do apoio de uma mediação confiável regional ou internacional que tenha a confiança de ambos os lados –governo e oposição– para ajudar a restaurar o diálogo e a estabilidade", disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Romain Nadal, a repórteres em briefing diário.

A embaixadora dos Estados Unidos para as Nações Unidas, Nikki Haley, advertiu na quarta-feira que se a situação não for resolvida pode se agravar e levar a uma grande crise internacional como na Síria.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter