Turquia diz que paciência com Rússia “tem limite”, afirma jornal

O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse que a paciência da Turquia com a Rússia "tem um limite", após a reação "exagerada" de Moscou a um incidente naval no fim de semana entre os dois países, de acordo com um jornal italiano nesta segunda-feira.

Artigo relacionado: Rússia convoca adido militar turco após incidente no Mar Egeu (Link)

 

Um destróier russo disparou tiros de advertência contra um navio turco no Mar Egeu, no domingo, para evitar uma colisão, e Moscou convocou o adido militar turco para tratar do incidente.

"O nosso era apenas um barco de pesca, parece-me que a reação do navio da Marinha russa foi exagerada", afirmou Mevlut Cavusoglu ao jornal italiano Corriere della Sera em entrevista.

"A Rússia e a Turquia certamente devem restabelecer as relações de confiança que sempre tiveram, mas nossa paciência tem um limite", disse Cavusoglu.

É provável que o incidente eleve as tensões entre os dois países, que divergem sobre a Síria e a derrubada de um avião de guerra russo pela Turquia no mês passado.

Cavusoglu disse que a Rússia já "se colocou em uma posição ridícula" com as acusações do presidente Vladimir Putin de que a Turquia havia abatido o jato para proteger o fornecimento de petróleo do Estado Islâmico. "Ninguém acreditou nisso", disse.

O chanceler também criticou a intervenção militar da Rússia na Síria, dizendo que estava destinada a sustentar o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, e não a lutar contra o Estado Islâmico.

Reunião entre Putin e Erdogan na Rússia é cancelada, diz Kremlin

A reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo turco, Tayyip Erdogan, planejada para 15 de dezembro em São Petersburgo, não irá acontecer, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, nesta segunda-feira.

O encontro fora marcado durante conversa entre os dois líderes às margens de uma cúpula do G20 no mês passado na Turquia, antes da derrubada de um avião militar russo pela Turquia na fronteira com a Síria.

"Não irá acontecer, não está planejado", disse Peskov sobre a reunião quando perguntado por repórteres nesta segunda-feira.

Laços entre Moscou e Ancara se deterioraram desde a queda do avião russo em 24 de novembro, ação descrita por Putin como uma "covarde facada nas costas".

Moscou impôs sanções econômicas na Turquia, e Putin, claramente se referindo às forças turcas, ordenou suas Forças Armadas na sexta-feira a "derrubarem imediatamente qualquer alvo" que ameace tropas ou infraestruturas russas na Síria.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter