China, Rússia e Irã anunciam exercícios navais conjuntos

China, Irã e Rússia realizarão exercícios navais conjuntos no Oceano Índico e no Golfo de Omã a partir de sexta-feira, anunciou o Ministério da Defesa chinês nesta quinta-feira, em meio às tensões crescentes entre o Irã e os Estados Unidos na região.

A China enviará o Xining, um contratorpedeiro de mísseis teleguiados, para as manobras, que durarão até a segunda-feira e objetivam aprofundar a cooperação entre as Marinhas dos três países, disse o porta-voz do ministério, Wu Qian, em um briefing mensal.

O exercício é “uma interação militar normal” entres as três Forças Armadas e está alinhado com a lei e as práticas internacionais, disse Wu. “Ele não está necessariamente conectado com a situação regional”, afirmou Wu, sem entrar em detalhes.

O Golfo de Omã é uma rota marítima particularmente sensível por ser uma ligação com o Estreito de Ormuz –através do qual cerca de um quinto do petróleo mundial circula–, que por sua vez é uma ligação com o Golfo Pérsico.

Os exercícios também coincidem com o exacerbamento das tensões entre os EUA e o Irã. O atrito aumentou desde o ano passado, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, retirou os EUA do acordo nuclear firmado entre Teerã e seis nações em 2015 e reativou sanções contra o regime, prejudicando sua economia.

Irã inicia resgate após queda de avião militar

Um caça iraniano MiG-29 caiu no noroeste do país nesta quarta-feira, dando início a uma operação de resgate pelo piloto, disseram as Forças Armadas do Irã segundo a mídia estatal.

O Exército afirmou em um comunicado que equipes de resgate foram enviadas à remota região montanhosa, mas que enfrentam clima ruim e terrenos cobertos por neve, informou a emissora estatal IRIB.

Mais cedo, agências de notícias locais disseram que o avião tinha dois tripulantes e que ambos morreram.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter