COBERTURA ESPECIAL - Expansão Chinesa - Geopolítica

27 de Outubro, 2011 - 00:50 ( Brasília )

China e Cuba querem Estreitar Laços Militares


Agências Xinhua e Prensa Latina

Havana -  Autoridades militares de Cuba e da China  revelaram o interesse de aumentarem os vínculos entre seus países durante a visita do general Guo Boxiong ao navio-hospital Ark Peace atualmente em visita a Cuba.

Estamos indo para um estágio superior de relações de amizade no campo de defensa, disse o vice-presidente da Comissão Militar Central da China, coronel-general Guo Boxiong, durante uma visita ao navio-hospital  Arca da Paz (Peace Ark), ancorado em Havana.

Ele acompanhou o primeiro ministro-adjunto das Forças Armadas Revolucionárias (FAR), do Exército general Leopoldo Cintra, além de embaixador de Pequim na nação caribenha, Liu Yuqin.

O major-general José Antonio Carrillo, chefe da Direcção Política das FAR, disse que o encontro vai fortalecer ainda mais os laços entre os dois povos, os partidos comunistas, os governos e as forças armadas.

Dirigindo-se aos membros da tripulação da Arca da Paz, Carrillo desejou sucesso em sua turnê e manter o mesmo espírito de amizade, cooperação e humanidade quando permaneceu na capital cubana.

Guo saudou a presença de vários oficiais militares de Cuba na embarcação, a única de seu tipo  no Exército do Popular da China, e considerou um sinal da amizade tradicional entre os dois estados.

Aprender uns com os outros amigos e serem mensageiros da amizade entre os povos, disse ele.

Guo anteriormente visitou o mausoléu que guarda os restos mortais do combatente pela independência contra o colonialismo espanhol Antonio Maceo, El Cacahual, cerca de 20 quilômetros ao sul de Havana centro da cidade.

Temos  que ser mais unidos para manter a amizade e cooperação entre os nossos povos e as  forças  armadas no futuro, declarou Guo à Agencia cubana Prensa Latina após depositar uma coroa de flores na tumba de Antonio Maceo (1845-1896).

“Somos países que construímos o socialismo, temos as mesmas ideologias  e as mesmas aspirações, assinalou o General Guo, em companhia do  vice-ministro chefe del Estado Mayor General de las Fuerzas Armadas Revolucionarias de Cuba, general de cuerpo de ejército, Álvaro López.



Outras coberturas especiais


Russia Docs

Russia Docs

Última atualização 17 JUL, 11:15

MAIS LIDAS

Expansão Chinesa