Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais realiza exercícios

O Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav) realizou os exercícios ESFOG-ART e E-QTEsp-Art-Of no Campo de Instrução de Gericinó (CIGer), no Rio de Janeiro-RJ, no período de 30 de setembro a 4 de outubro, com duas Baterias de obuseiros 105mm (1ªBiaO105mm e 2ªBiaO105mm) desdobradas no terreno.

Foram empregados 180 militares, 12 viaturas operativas e 9 obuseiros 105mm L118 light gun, que tem a capacidade de bater alvos a até 21 quilômetros de distância. Esse exercício foi a primeira oportunidade que os segundos-tenentes recém-apresentados à Organização Militar, concludentes do Estágio de Qualificação Técnica Especial de Artilharia para oficiais, tiveram de executar missões de tiro real de artilharia de campanha.

Durante os exercícios, foi realizado teste do Sistema COMBAT-NG que está em processo de aquisição pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), desenvolvido pela empresa israelense Elbit Systems, é um dos componentes do Sistema Integrado de Comando de Controle do CFN (SIC2CFN).

O sistema foi desenvolvido e contempla uma Bateria de Obuseiros 105mm L118 (Light Gun) a meia dúzia peças, se caracteriza pela utilização de informações majoritariamente via dados, visando integrar a Central de Tiro (CTir), a Linha de Fogo e o Observador Avançado, promovendo uma rapidez e precisão do tiro de Artilharia. O COMBAT-NG ainda está em fase de recebimento e a previsão para prontificação é durante a Operação Formosa de 2020.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter