Corpo de Fuzileiros Navais comemora 211 anos

O Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais promoveu, na manhã desta quinta-feira, 7 de março, uma cerimônia alusiva ao 211º aniversário do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, Centro do Rio.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade e destacou, em seu discurso, o papel fundamental que o Corpo de Fuzileiros Navais exerce na Marinha do Brasil e nas Forças Armadas.

Também estiveram presentes à cerimônia o Ministro de Estado da Defesa, Fernando Azevedo; o Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno; o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior; entre outras autoridades civis e militares.

O Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, ressaltou em seu discurso que o CFN completa 211 anos consolidado como uma Força de Caráter Anfíbio e Expedicionário por excelência, pronto para cumprir qualquer missão onde se fizerem presentes os interesses nacionais, e reafirmou seu compromisso com o progresso contínuo do CFN.

“Devemos aproveitar o momento não só para avaliarmos de maneira sensata os passos dados recentemente, mas também para nos prepararmos para o futuro, em uma marcha determinada a garantir o nosso constante aprimoramento. Afinal, esse é o nosso compromisso com o progresso, sempre”.

A cerimônia também marcou a entrega da medalha Mérito Anfíbio em reconhecimento aos militares que, em exercícios e operações, distinguiram-se pela exemplar dedicação e pelo aprimoramento de sua condição de combatente anfíbio. Foram agraciados 37 militares com quatro âncoras em ouro; quatro âncoras em prata; ou quatro âncoras em bronze. No evento, foi homenageado, ainda, o Cabo Fuzileiro Naval de Infantaria Gilmário Alerson da Silva Lima, eleito Fuzileiro Padrão 2018.

O jornal O Estado de São Paulo deu quase toda a sua capa para a imagem, que pelo ângulo mostra o oficial do Corpo de Fuzilieors Navais como que atingindo o Presidente Jair Bolsonaro com a sua espada. Mesma foto que foi realizada com a então Presdente Dilma Rousseff, em uma visita à AMAN.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter