CFN – 20 novos Carros Lagarta Anfíbios – CLAnf

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) recebeu 20 novos Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) na manhã do dia 4 de setembro. Os carros desembarcaram no Porto de Sepetiba e foram deslocados para a área do Complexo Naval de Itaguaí, de onde seguem para o Batalhão de Viaturas Anfíbias (BtlVtrAnf), em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

É no BtlVtrAnf que os novos carros serão pintados no padrão CFN e passarão por testes de avaliação da garantia, pintura e instalação de equipamentos de comunicações. Concluída essa etapa, serão transferidos ao setor operativo, podendo ser empregados de acordo com as necessidades do CFN.

Os 20 novos CLAnf são no padrão Reliability, Availability, Maintainability/Rebuild to Standart (RAM/RS), sendo 18 na configuração de Transporte de Pessoal, um na versão Comando e Controle e um na versão de Socorro.

Em relação às gerações anteriores, os veículos do padrão RAM/RS possuem motor mais potente, nova transmissão e sistema de suspensão atualizado, oferecendo melhor mobilidade, maior velocidade, facilidade de operação e condições de conforto e segurança à tropa embarcada, contribuindo para o aumento da capacidade da Força em realizar Operações Anfíbias.

Este é o segundo dos três lotes adquiridos pela Marinha do Brasil após um contrato firmado com a Marinha dos Estados Unidos da América para um fornecimento de um total de 23 CLAnf até o final deste ano. Os dois primeiros carros foram recebidos em maio de 2017, e a previsão de chegada do último é no dia 17 de setembro deste ano, na Base Aérea do Galeão.

Do Complexo Naval de Itaguaí, os CLAnf estão sendo deslocados para o Batalhão de Viaturas Anfíbias

Matérias Relacionadas

CFN – Receberão mais 23 CLAnfs DefesaNet 2015 Link

Exercício de lançamento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio 2012 Link

 

MOUT – Ocupação complexos de Manguinhos e do Jacarezinho – Série Fotográfica 2012 Link

RIO 2010 – Atuação do Corpo de Fuzileiros Navais 2013 DefesaNet Análise da atuação pelo Corpo de Fuzileiros Navais Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter