NAMÍBIA – Cerimônia de Encerramento dos Cursos do Corpo de Fuzileiros Navais

Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais (GAT-FN)

Mais um passo importante na colaboração entre as Marinhas do Brasil e da Namíbia foi dado no dia 24 de novembro de 2017, quando ocorreu a cerimônia de encerramento dos cursos conduzidos na Naval Training School (NTS), localizada em Rooikop (Walvis Bay).

Presidida pelo Captain (N) N. Z. SHIKONGO, Chief of Naval Support e contando com a presença do Captain (N) A. N. HAIMBALA, Namibian Marine Corps Commandant, cem soldados do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), quarenta e seis militares do Curso de Especialização em Infantaria (C-Espc-IF) e quinze militares do Adestramento Básico de Operações Especiais (Adest-Bas-OpEsp) formaram-se na presença de seus familiares.

Oficiais e Praças componentes do Grupo de Apoio Técnico de Fuzileiros Navais (GAT-FN) prestaram a assessoria necessária para que o 8° C-FSD-FN e o 5° C-Espc-IF fossem conduzidos pelos instrutores namibianos. Já em relação ao Adest-Bas-OpEsp, os brasileiros foram responsáveis por conduzir todo o estágio, não como assessor, mas como instrutor, sendo os namibianos os auxiliares. O GAT-FN vem desenvolvendo os trabalhos na Namíbia desde 2009, com a chegada do primeiro contingente.

Em seu discurso, durante a cerimônia de encerramento do curso, o Captain (N) N. Z. SHIKONGO, reconheceu a excelência do trabalho desenvolvido pelos brasileiros e premiou os instrutores destaques do ano em cada curso: Suboficial Fuzileiro Naval AGILDO C. DE AZEVEDO, pelo Adest-Bas-OpEsp; Suboficial Fuzileiro Naval F. DAS CHAGAS DE AZEVEDO, pelo C-Espc-IF; e Primeiro-Sargento Fuzileiro Naval AILTON B. B. FILHO, pelo C-FSD-FN. 

Os primeiros colocados de cada curso foram agraciados pela Marinha da Namíbia com a Medalha Prêmio Tobias Hainyeko (equivalente à Medalha Prêmio Sargento Borges), criada por sugestão do GAT-FN.

O laços de cooperação entre estas Marinhas continuarão em 2018.

Brave here we are! (lema dos fuzileiros navais namibianos)

Adsumus!

Militares brasileiros destaques do ano sendo premiados

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter