COBERTURA ESPECIAL - Fuzileiros Navais - Geopolítica

07 de Dezembro, 2017 - 12:33 ( Brasília )

NAMÍBIA - Cerimônia de Encerramento dos Cursos do Corpo de Fuzileiros Navais


Grupo de Assessoramento Técnico de Fuzileiros Navais (GAT-FN)



Mais um passo importante na colaboração entre as Marinhas do Brasil e da Namíbia foi dado no dia 24 de novembro de 2017, quando ocorreu a cerimônia de encerramento dos cursos conduzidos na Naval Training School (NTS), localizada em Rooikop (Walvis Bay).

Presidida pelo Captain (N) N. Z. SHIKONGO, Chief of Naval Support e contando com a presença do Captain (N) A. N. HAIMBALA, Namibian Marine Corps Commandant, cem soldados do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), quarenta e seis militares do Curso de Especialização em Infantaria (C-Espc-IF) e quinze militares do Adestramento Básico de Operações Especiais (Adest-Bas-OpEsp) formaram-se na presença de seus familiares.

Oficiais e Praças componentes do Grupo de Apoio Técnico de Fuzileiros Navais (GAT-FN) prestaram a assessoria necessária para que o 8° C-FSD-FN e o 5° C-Espc-IF fossem conduzidos pelos instrutores namibianos. Já em relação ao Adest-Bas-OpEsp, os brasileiros foram responsáveis por conduzir todo o estágio, não como assessor, mas como instrutor, sendo os namibianos os auxiliares. O GAT-FN vem desenvolvendo os trabalhos na Namíbia desde 2009, com a chegada do primeiro contingente.

Em seu discurso, durante a cerimônia de encerramento do curso, o Captain (N) N. Z. SHIKONGO, reconheceu a excelência do trabalho desenvolvido pelos brasileiros e premiou os instrutores destaques do ano em cada curso: Suboficial Fuzileiro Naval AGILDO C. DE AZEVEDO, pelo Adest-Bas-OpEsp; Suboficial Fuzileiro Naval F. DAS CHAGAS DE AZEVEDO, pelo C-Espc-IF; e Primeiro-Sargento Fuzileiro Naval AILTON B. B. FILHO, pelo C-FSD-FN. 

Os primeiros colocados de cada curso foram agraciados pela Marinha da Namíbia com a Medalha Prêmio Tobias Hainyeko (equivalente à Medalha Prêmio Sargento Borges), criada por sugestão do GAT-FN.

O laços de cooperação entre estas Marinhas continuarão em 2018.

Brave here we are! (lema dos fuzileiros navais namibianos)

Adsumus!

Militares brasileiros destaques do ano sendo premiados


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Expansão Chinesa

Expansão Chinesa

Última atualização 24 SET, 11:00

MAIS LIDAS

Fuzileiros Navais