Fuzileiros Navais realizam treinamento militar em Três Corações (MG)

A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) realizou no período de 24 de julho a 03 de agosto uma série de exercícios, entre eles o ADEST-FER I, um treinamento envolvendo cerca de 800 militares.

O exercício, que visa manter a prontidão operativa de seus participantes, representa mais uma etapa na preparação da Força de Emprego Rápido (FER) da Força de Fuzileiros da Esquadra, tropa de pronto emprego da Marinha.

Os treinamentos ocorreram no Campo de Instrução da Escola de Sargentos das Armas (CIEsSA), pertencente ao Exército Brasileiro, no município de Três Corações, em Minas Gerais.

O propósito das atividades foi adestrar as Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra, no planejamento de Operações Anfíbias e execução de Operações Terrestres de caráter Naval; executar exercícios técnicos, com a realização do tiro real de artilharia, utilizando Obuseiro 105mm “LightGun”, visando a manter o grau de prontificação das Baterias de Tiro; e realizar exercício de coordenação de apoio de fogo.

O exercício foi dividido em três fases, a primeira sendo a preparação e o planejamento do tema tático, que aconteceu de 10 e 21 de julho no Rio de Janeiro.

Durante a segunda fase, ocorrida entre os dias 26 a 28 de julho em Minas Gerais, foram realizados adestramentos específicos sob coordenação do Comando da Divisão Anfíbia.

Os exercícios envolveram treinamento de tiro com munição real em diversos armamentos, emprego de equipamentos de comunicação e de visão noturna, realização de Marchas para Combate, Ataques Coordenados Diurnos e Noturnos, além do emprego de Aeronaves Remotamente Pilotadas.

A terceira fase ocorreu de 29 de julho a 01 de agosto e consistiu na condução do Tema Tático, onde um exercício simulado colocou em prática os ensinamentos da fase anterior, integrando as capacidades das ações de Infantaria, Operações Especiais, Engenharia de Combate, Artilharia, Aviação e Logística. Nesta fase os militares ficaram sob orientação do Grupo de Controle da FFE, que realizou o controle e avaliação do exercício.

Fotos: MB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter