COBERTURA ESPECIAL - Fuzileiros Navais - Naval

02 de Junho, 2017 - 11:30 ( Brasília )

CFN recebe novo modelo de Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf)


O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) recebeu os dois primeiros Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf) do padrão Reliability, Availability, Maintainability/Rebuild to Standard (RAM/RS). Os carros, um na configuração Transporte de Pessoal (P) e outro na versão Comando e Controle (C), desembarcaram na madrugada de 31 de maio no Porto de Santos (SP) e seguiram para o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN).

A aquisição foi fruto de um contrato assinado entre a Marinha do Brasil (MB) e a Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) para o fornecimento de 23 CLAnf.



Após a chegada do lote final, prevista para ocorrer em 2018, a Força de Fuzileiros da Esquadra terá em seu acervo operacional 49 unidades de CLAnf, liderando o quantitativo no Hemisfério Sul, auferindo melhores condições de contribuir para a defesa da Amazônia Azul.

De acordo com o Comandante do Material de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante, Fuzileiro Naval (FN), Renato Rangel Ferreira, os veículos do padrão RAM/RS trarão mais confiabilidade, disponibilidade e melhor logística de manutenção, proporcionando ao CFN e à MB um considerável incremento em seu caráter anfíbio.

“O CLAnf padrão RAM/RS supera, em todos os aspectos, as gerações anteriores, possui motor mais potente, nova transmissão e sistema de suspensão atualizado, oferecendo melhor mobilidade, maior velocidade, facilidade de operação e condições de conforto e segurança à tropa embarcada”, avaliou o Almirante.

O êxito alcançado em todo o processo, desde a assinatura do contrato até a chegada ao Brasil, deste primeiro lote, foi obtido, em primeiro lugar, por meio do apoio irrestrito do Almirantado. O profissionalismo e a coordenação entre o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, a Adidância Naval nos EUA e no Canadá, o Comando do Material de Fuzileiros Navais, a Comissão Naval Brasileira em Washington (EUA) e a Diretoria de Abastecimento da Marinha também foram fundamentais para a concretização deste projeto.


Matérias Relacionadas

 

CFN - Receberão mais 23 CLAnfs Dezembro 2015 DefesNet Link

Exercício de lançamento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio 2012 Link
 
MOUT - Ocupação complexos de Manguinhos e do Jacarezinho - Série Fotográfica 2012 Link

RIO 2010 - Atuação do Corpo de Fuzileiros Navais 2013 DefesaNet Análise da atuação pelo Corpo de Fuzileiros Navais Link

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Dossiê EMBRAER

Dossiê EMBRAER

Última atualização 20 ABR, 12:10

MAIS LIDAS

Fuzileiros Navais