CFN recebe novo modelo de Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf)

O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) recebeu os dois primeiros Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf) do padrão Reliability, Availability, Maintainability/Rebuild to Standard (RAM/RS). Os carros, um na configuração Transporte de Pessoal (P) e outro na versão Comando e Controle (C), desembarcaram na madrugada de 31 de maio no Porto de Santos (SP) e seguiram para o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN).

A aquisição foi fruto de um contrato assinado entre a Marinha do Brasil (MB) e a Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) para o fornecimento de 23 CLAnf.

Após a chegada do lote final, prevista para ocorrer em 2018, a Força de Fuzileiros da Esquadra terá em seu acervo operacional 49 unidades de CLAnf, liderando o quantitativo no Hemisfério Sul, auferindo melhores condições de contribuir para a defesa da Amazônia Azul.

De acordo com o Comandante do Material de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante, Fuzileiro Naval (FN), Renato Rangel Ferreira, os veículos do padrão RAM/RS trarão mais confiabilidade, disponibilidade e melhor logística de manutenção, proporcionando ao CFN e à MB um considerável incremento em seu caráter anfíbio.

“O CLAnf padrão RAM/RS supera, em todos os aspectos, as gerações anteriores, possui motor mais potente, nova transmissão e sistema de suspensão atualizado, oferecendo melhor mobilidade, maior velocidade, facilidade de operação e condições de conforto e segurança à tropa embarcada”, avaliou o Almirante.

O êxito alcançado em todo o processo, desde a assinatura do contrato até a chegada ao Brasil, deste primeiro lote, foi obtido, em primeiro lugar, por meio do apoio irrestrito do Almirantado. O profissionalismo e a coordenação entre o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, a Adidância Naval nos EUA e no Canadá, o Comando do Material de Fuzileiros Navais, a Comissão Naval Brasileira em Washington (EUA) e a Diretoria de Abastecimento da Marinha também foram fundamentais para a concretização deste projeto.

Matérias Relacionadas

 

CFN – Receberão mais 23 CLAnfs Dezembro 2015 DefesNet Link

Exercício de lançamento e acolhimento de Carros Lagarta Anfíbio 2012 Link

 

MOUT – Ocupação complexos de Manguinhos e do Jacarezinho – Série Fotográfica 2012 Link

RIO 2010 – Atuação do Corpo de Fuzileiros Navais 2013 DefesaNet Análise da atuação pelo Corpo de Fuzileiros Navais Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter