COBERTURA ESPECIAL - Fuzileiros Navais - Naval

02 de Maio, 2017 - 10:30 ( Brasília )

Corpo de Fuzileiros Navais tem novo Comandante-Geral


O Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) realizou, no dia 25 de abril, a cerimônia de passagem do cargo de Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.

Na ocasião, o Almirante de Esquadra, Fuzileiro Naval (FN), Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, passou o cargo para o Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, numa cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

A cerimônia militar foi realizada na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, no Centro do Rio de Janeiro (RJ), e teve início com a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). A ocasião marcou a entrega do estandarte do Corpo de Fuzileiros Navais ao Comandante-Geral empossado.

De acordo com o Almirante de Esquadra (FN) Fernando Antonio, ir para a reserva após 48 anos de serviços prestados à Marinha do Brasil é motivo de grande honra pessoal e satisfação profissional. “É um misto de alegria, por tudo o que aconteceu ao longo desses 48 anos, e de tristeza, por não fazer mais parte dessa rotina.

Mas, por outro lado, é importante vermos a continuidade da nossa instituição bissecular. A gama de atividades que coordenamos tem que passar por outros comandos, para que haja a natural oxigenação da instituição. E é uma grande satisfação passar o comando para um amigo, que tenho certeza que vai dar continuidade a esse trabalho de muitos e muitos anos“, afirmou.

O Almirante de Esquadra (FN) Alexandre revelou suas expectativas em assumir o posto máximo do CFN. “A Marinha é responsável por toda a minha formação pessoal e profissional. Ao longo de 45 anos, fui preparado para assumir grandes responsabilidades na minha vida. Agora que cheguei ao último posto e assumi o cargo de Comandante-Geral, vou fazer o melhor que puder em prol da Marinha do Brasil.

Minhas expectativas são continuar contribuindo para o engrandecimento da nossa Força e o crescimento do CFN”, enfatizou.

Dentre as autoridades civis e militares convidadas, estava presente o Comandante da Armada da República da Colômbia, Almirante Leonardo Santamaría Gaitán. Também prestigiaram o evento antigos ministros da Marinha e Comandantes da Força, antigos Comandantes-Gerais do CFN, oficiais-generais das Forças Armadas, representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, convidados e familiares das autoridades.

DSM realiza transmissão de cargo


No dia 25 de abril, no Hospital Naval Marcílio Dias, localizado no Rio de Janeiro (RJ), foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo de Diretor de Saúde da Marinha. O Vice-Almirante, Médico (Md), Edmar da Cruz Arêas assumiu o cargo do Vice-Almirante (Md) Sérgio Pereira, que esteve à frente da diretoria por um período aproximado de dois anos.

A Diretoria de Saúde da Marinha tem o propósito de contribuir para a eficácia do Sistema de Saúde da Marinha, e como órgão de direção especializada, planejar e supervisionar as atividades técnicas e gerenciais do Sistema de Saúde da Marinha.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e demais autoridades, civis e militares.


VEJA MAIS