Força de Fuzileiros da Esquadra realiza exercício de Tiro de Artilharia de Campanha na Ilha da Marambaia (RJ)

A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) vem realizando, desde 28 de fevereiro, o Exercício “ADEST-EQ-FFE-2015”, no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia. A finalidade é permitir o adestramento e possibilitar a prática das competências operativas básicas do combatente anfíbio. O Exercício enfatizou o tiro real com armamentos individuais e coletivos.
 
Essa edição foi a primeira a realizar o tiro real com o obuseiro 105mm Light Gun, do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais, em uma área de adestramento da Marinha. O tiro coroou uma sequência de esforços que incluíram tratativas com a Força Aérea para o incremento, com segurança, da flecha máxima permitida para as trajetórias dos armamentos. Os novos limites ampliam as possibilidades de adestramento na Ilha da Marambaia.

O evento contou com o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Washington Gomes da Luz Filho; o Comandante do Centro de Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante (FN) Nélio de Almeida; o Comandante da Divisão Anfíbia, Contra-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro; o Comandante da Tropa de Reforço, Contra-Almirante (FN) Jorge Armando Nery Soares; e o Assessor Especial do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, Contra-Almirante (FN) Jorge Nerie Vellame.

Centro de Controle Interno da Marinha e Diretoria de Administração da Marinha são homenageados pelo Exército

Em cerimônia militar realizada em 13 de março, no Rio de Janeiro, o Centro de Controle Interno da Marinha (CCIMAR) e a Diretoria de Administração da Marinha (DAdM) receberam o “Diploma de Agradecimento” pelo apoio prestado à 1ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (1ª ICFEx). As Organizações Militares (OM) da Marinha atuaram em atividades de capacitação do corpo técnico da Inspetoria e de agentes das unidades gestoras vinculadas, bem como na realização do simpósio anual de controle interno.
 
Além do CCIMAR, representado pelo Diretor, Contra-Almirante (IM) Marcelo Barreto Rodrigues, e da DAdM, representada pelo Vice-Diretor, Capitão de Fragata (IM) Paulo Fernandes da Silva, foram agraciados o Tribunal de Contas da União, a Consultoria Jurídica da União-RJ, a Fundação Getúlio Vargas, o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais-RJ, a Companhia Nacional de Abastecimento, o Terceiro Serviço Regional de Economia e Finanças da Aeronáutica e o Prêmio Qualidade-Rio.
 
 
Em sua Ordem do Dia, o Chefe da 1ª ICFEx, Tenente-Coronel Intendente Marcos Wagner Rodrigues Monteiro, destacou que o evento homenageava as OM e Instituições Civis que contribuíram “na construção do conhecimento, com os conceitos mais modernos e avançados tanto na área do controle e em matérias afins”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter