COBERTURA ESPECIAL - Fuzileiros Navais - Naval

15 de Novembro, 2013 - 15:00 ( Brasília )

CFN – Criação da Especialidade de Blindados


Nota DefesaNet

Para uma avaliação histórica dos blindados no Corpo de Fuzileiros Navais recomendamos as matérias:

Batalhão de Blindados de Fuzileiros Navais - Histórico das origens Link


Visão de Futuro: Planejamento para Modernização das Viaturas Blindadas Especiais M113A1 Link


O Editor




Em 6 de setembro de 2013, o Comandante da Marinha aprovou a criação da nova especialidade do Corpo de Praças Fuzileiros Navais, a de Blindados. A proposta foi apresentada na 39ª Reunião do Conselho de Planejamento de Pessoal (COPLAPE), devido ao acentuado crescimento do emprego de blindados pelo Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), em consonância com o conceito de emprego das mais atualizadas Forças Militares. Atualmente, a mobilidade, a proteção blindada e ação de choque, proporcionadas pela utilização de tais meios, representam importantes características dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav). Nas mais recentes operações realizadas pelos Fuzileiros Navais, os blindados têm exercido papel de inegável relevância.
 
 Nas Operações Anfíbias, os Carros—Lagarta Anfíbios (CLAnf) representam o maior símbolo da capacidade de projeção de poder do CFN. A participação em Operações de Paz, como a MINUSTAH, por outro lado, evidenciou a importância das viaturas blindadas sobre rodas na proteção de nossas tropas em ambiente urbano, resultando na aquisição e incorporação das Viaturas Blindadas Especiais Sobre Rodas (VtrBldEsp SR) 8X8 PIRANHA IIIC.

Nas recentes e inusitadas operações de apoio às Forças de Segurança no Rio de Janeiro, o papel exercido pelos blindados do CFN, incluindo, além das viaturas já mencionadas, as Viaturas Blindadas Especiais Sobre Lagartas (VtrBldEsp SL) M-113A1, as mais antigas do nosso acervo, foi decisivo para o sucesso alcançado, com enorme repercussão nacional e internacional.
 
Como resultado direto do quadro acima descrito, o acervo de blindados do CFN vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, especialmente com  a conclusão da incorporação de trinta VtrBldEsp SR 8X8 PIRANHA IIIC e da modernização das trinta VtrBldEsp SL M-113A1. Além disso, a Alta Administração Naval já aprovou a aquisição de 26 novos CLAnf e encontra-se em estudos a modernização dos Carros de Combate SK105 A2S.

A criação da especialidade de BD proporcionará:

 • a otimização do processo de qualificação dos militares, com a criação da Escola de Blindados no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) e dos cursos de carreira;
• melhores condições para gestão desses recursos humanos; e
• a consolidação de uma mentalidade específica, relacionada ao emprego e à manutenção dos meios blindados do CFN.

 Por tudo isso, a criação de tal especialidade é um marco para a formação dos recursos humanos do CFN.