COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Defesa

06 de Fevereiro, 2013 - 11:00 ( Brasília )

COMDEFESA - Defense Industry Day – FIESP 2013




No dia 6 de dezembro de 2012, o COMDEFESA/FIESP participou, como convidado, de uma missão pré-evento nos EUA ( Ver matéria Link ). O objetivo da missão foi iniciar as tratativas para facilitar e promover parcerias entre as indústrias de defesa americanas e brasileiras. A missão teve como líder o Embaixador Rubens Barbosa, presidente do COSCEX/FIESP, e o diretor titular do COMDEFESA, Jairo Cândido. Na ocasião o Embaixador Barbosa discursou, frisando que, para os representantes brasileiros, era uma satisfação participar daquele momento histórico e inédito. O Ministério da Defesa do Brasil foi representante pelo General Matiolli, Diretor do Departamento de Produtos de Defesa–DEPROD–MD.

A comitiva da missão foi recebida no Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, localizado na U.S. Chamber of Commerce, em Washington, D.C., pelo Embaixador do Brasil nos EUA Mauro Silva, e por empresários das indústrias americanas como a Boeing, Raytheon, Altrius Group, BAE Systems, Cisco Systems, The Cohen Group, Embraer, General Eletric, Harris Corporation, Honeywell, Lockheed Martin, LORD Corporation, McLarty Associates, Motorola, OCR Services, Rockwell Collins e TriMas Corporation, membros associados ao Conselho que é liderado pela sua Diretora Executiva do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, Monique Fridell.

Em sua apresentação, o General Matiolli ressaltou a Lei da END, que determina que a compra de material de defesa, na ausência de similar nacional, deverá ser realizada no exterior por meio de uma indústria brasileira com capacidade de absorver tecnologia. O COMDEFESA/ FIESP apresentou por intermédio do Sr. Sérgio Vaquelli, o Sistema FIESP-SESI-SENAI-IRS e dados da indústria de defesa, mencionando as dificuldades para implantar parcerias e a necessidade dos setores privados do Brasil e dos Estados Unidos trabalharem em conjunto.

A ABIMDE, também presente, apresentou informações sobre os seus associados, assinalando algumas dificuldades do setor, como pontos a serem discutidos.

O EVENTO - ‘’DEFENSE INDUSTRY DAY – FIESP 2013’’

O pré-evento, “Defense Industry Day – FIESP 2013”, que será organizado pela FIESP/COMDEFESA, nos dias 4 e 5 de abril de 2013, no Edifício-Sede da FIESP, com apoio institucional do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, e das associações de classe, terá como principal objetivo promover parceria inédita entre as indústrias de defesa do Brasil e EUA.

As indústrias americanas, detentoras de tecnologias inovadoras com aplicação dual, mostraram interesse em realizar parcerias com a indústria brasileira, possibilitando para ambas entrarem em novos mercados.

A complexidade do setor de defesa requer muito conhecimento técnico e de mercado para que haja sucesso no desenvolvimento de produtos. Para que isso ocorra é necessário o trabalho conjunto entre países, universidades, centros de tecnologia civis e militares, indústrias e órgãos de fomento governamentais.

O evento em pauta terá como metas: apresentar os programas de defesa da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, as diretrizes e apoio do Ministério da Defesa, e de que forma a legislação poderá se adequar para o sucesso do objetivo desejado, além de aproximar as duas indústrias em novas rodadas de relacionamento.

Um documento elaborado simultaneamente por especialistas de ambas as nações será finalizado, aprovado e assinado pelas entidades representativas do setor. Será entregue aos órgãos governamentais dos dois países para análise das propostas que poderão viabilizar as parcerias entre as indústrias de defesa do Brasil e dos Estados Unidos.

Atenciosamente,
Maura Curci
Gerente COMDEFESA