Gen Dempsey Visita Amorim e Itamaraty

Nelson F Düring
Editor-Chefe DefesaNet


O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas Americanas o General Martin E. Dempsey está realizando visita à área do US Southern Command (SOUTHCOM).

Após  reuniões no QG do US SOUTHCOM, com o Gen Fraser, visitou a Colômbia e está no Brasil. No dia 28 visitou Manaus sendo recepcionado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA) onde conheceu o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

Nas suas próprias palavras: “Seeing it first-hand gave me a deeper appreciation for how the Brazilian military addresses training and security in this vast and important region.” Afirmou o Gen Dempsey.

Nesta quinta-feira está com reuniões com o Ministro da Defesa Celso Amorim e o Chefe do Estado-Maior Conjunto do Brasil General De Nardi e o Itamaraty. Em ambas visitas acompanhado pelo embaixador americano Thomas Shannon.

A visita tem o foco de ampliara a relação bilateral e de respeito mútuo entre os dois países.

É clara a intenção da estrutura militar americana de ampliar o relacionamento com as Forças Armadas Brasileiras nos assuntos regional e de segurança global, incluindo, mas não limitado ao controle de tráfico ilícitos, combater crimes e organizações criminosas transnacionais  e resposta aos desastres naturais.

A parceria está baseada nos documentos assinados  Defense Cooperation Agreement (Abril 2010)  e do  General Security of Military Information Agreement (NOV 2010).

Também serve como uma antecipação da reunião dos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama em Washington DC, 09 Abril de 2012. E também na palavra do maior representante militar americano superar as arestas surgidas com o cancelamento da concorrência  da USAF que afetou o Super Tucano da Embraer. Um contrato de 20 aparelhos que equipariam a nascente  Força Aérea do Afeganistão.

General Martin E. Dempsey Chefe do Estado Maior-Conjunto (Chairman Joint Chiefs of Staff)

O General Martin E. Dempsey é o 18º Chefe do Estado Maior-Conjunto (Chairman, Joint Chiefs of Staff). Dentro da estrutura de comando das Forças Armadas Americanas é o militar de maior graduação. Anteriormente o General Dempsey foi o 37º Chefe do Estado-Maior  do US Army.
 .
Graduado em Academia Militar, em 1974, é um oficial da Arma de Cavalaria.
 
Atuou na OPERATION DESERT STORM com a 3ª Divisão Blindada. Serviu na Arábia Saudita como assistente na preparação das Forças de Defesa daquele país. Atuou por dois períodos no Iraque sendo  a partir de 2005,por dois anos,  responsável pelo treinamento e equipamento  da Iraqi Security Forces . Comandou o importante US Army Training and Doctrine Command (TRADOC),  de Dezembro de  2008 a Março de  2011.
 
Foi indicado pelo Presidente Obama ao JCS em 30 de Maio de 2011 .

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter