Militares da FAB participam do Exercício Silver Flag nos Estados Unidos

 Tenente Elias E Capitão Landenberger

Militares da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) participaram, no período de 07 a 13 de dezembro, do Exercício Silver Flag na Base Aérea de Tyndall, na cidade de Panama City, Flórida, nos Estados Unidos da América. O Major Engenheiro Ricardo Miranda Cordovil e o Capitão Engenheiro Iran Rosa Xavier participaram como observadores, representando a Força Aérea Brasileira (FAB).

O Exercício Silver Flag consiste em um treinamento organizado pelo Centro de Engenharia da Força Aérea dos Estados Unidos (Air Force Civil Engineer Center) para engenheiros da Força Aérea do país e Forças Aéreas aliadas que precisam operar em situações de contingência, tais como operações bélicas, de calamidade pública ou de desenvolvimento de bases desdobradas.

Foram realizados treinamentos práticos sobre comando e controle; combate a incêndio; gerenciamento e resposta a ataques químico, biológico, radiológico e nuclear; descontaminação de explosivos em pista de pouso; reparos rápidos em pavimentos; sinalização luminosa de emergência para aeródromo e barreira móvel de retenção de aeronaves.

“Participar de um treinamento como esse nos possibilita uma visão mais ampla sobre a atuação operacional dos engenheiros em diferentes cenários de combate. As estratégias e técnicas que identificamos aqui serão muito úteis para aperfeiçoar a Engenharia de Campanha no âmbito da FAB”, destacou o Major Engenheiro Cordovil.

No ano passado, militares da Força Aérea dos Estados Unidos visitaram a Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) para compreender como os engenheiros da FAB atuam na construção de aeródromos em regiões isoladas e inóspitas do território nacional.

Foto: DIRINFRA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter