Intercâmbio EXPLOSIVE ORDNANCE DISPOSAL, do Centro de Instrução de Engenharia em Araguari (MG)

Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), equipes do Exército Brasileiro e uma equipe norte-americana do estado de Nova Yorque (EOD Team NYC) realizarão, de 2 a 5 de setembro, um intercâmbio para atividades relativas à localização, identificação e neutralização de ameaças explosivas.

O EXPLOSIVE ORDNANCE DISPOSAL (EOD) é coordenado pelo Departamento de Engenharia e Construção (DEC) e pela Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil) e ocorrerá no Centro de Instrução de Engenharia (CI Eng) do 2º Batalhão Ferroviário (CI Eng/2º B Fv), em Araguari (MG).

É a primeira vez que o Centro de Instrução de Engenharia de Araguari receberá uma equipe de Nova Yorque para um intercâmbio dessa natureza, que se devolve durante o Estágio de Desminagem para cadetes do curso de Engenharia da AMAN.

O operador EOD no Brasil é especializado na localização, identificação e neutralização de todo tipo de ameaças explosivas, desde campos de minas e áreas minadas até artefatos explosivos deixados ou abandonados pelo inimigo, armadilhados ou não.

As atividades de Desminagem e EOD tiveram início no CI Eng em 2018. Será realizado um exercício final de limpeza de ameaças explosivas em estradas (limpeza de vias).

Além da parte teórica, haverá demonstração da parte brasileira com meios de robôs dentre outros. O intercâmbio contribuirá de forma inédita para a especialização dos futuros oficiais de Engenharia do Exército Brasileiro, promovendo um comparativo das atividades com especialistas de nação amiga.

* EOD é uma sigla empregada internacionalmente pelas Forças Armadas e policiais para designar as atividades relativas à localização, identificação e neutralização de ameaças explosivas.

Mais informações:

Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Planalto – Brasília – DF – (61) 2035-2055 – ch5seccmp@cmp.eb.mil.br ;

2º Batalhão Ferroviário – Araguari – MG – rpmaua@2bfv.eb.mil.br.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter