Marinha do Brasil participa de Missão Humanitária no Caribe

A Marinha do Brasil recebeu um convite do Comandante da US Fourth Fleet, Admiral Faller para participar do Estado Maior Multinacional da missão Continuous Promoisse 2019, de 14 de junho a 18 de novembro, a bordo do Navio Hospital “USNS Comfort”.

O Encarregado da Seção de Inteligência e Operações da 1ª Divisão da Esquadra, Capitão de Corveta Edésio Raimundo de Assis Junior, foi selecionado pelo Comando de Operações Navais para a missão de cinco meses.

Este é o sétimo deployment realizado pelo “USNS Comfort” desde 2007 na região da América Latina e Caribe. Estão previstas 12 visitas às Nações Anfitriãs com duração de dez dias.

Em cada país visitado são estabelecidos dois Hospitais de Campanha em instalações, como ginásios esportivos, escolas ou centros de conferência, para atendimento da população e estrangeiros. As cirurgias, de baixa complexidade, são realizadas a bordo do Navio Hospital.

O planejamento estabeleceu uma média de mil atendimentos médicos e 20 a 30 cirurgias por dia, contabilizando, até o dia 8 de agosto, 20.068 atendimentos e 419 procedimentos cirúrgicos em 20 dias de atendimento em quatro países.

A tripulação do “USNS Comfort” é composta de aproximadamente 980 pessoas, com destaque aos mais de 800 integrantes do corpo de saúde, inclusive de Nações Parceiras como Brasil, México, Canadá e Argentina.

A Assistência Cívico-Humanitária abrange outras áreas como: atendimento veterinário, assistência religiosa, reparos em escolas e creches, doação de brinquedos e aulas para grupos multidisciplinares de médicos, enfermeiros e estudantes de medicina sobre procedimentos em cuidados médicos.

A missão de 2019 possui um diferencial no alívio da pressão sobre o Sistema de Saúde dos países visitados em virtude da grande imigração de venezuelanos. “O time médico do “Comfort” estará trabalhando ao lado dos médicos das Nações Parceiras que estão absorvendo milhares de imigrantes e refugiados Venezuelanos”, disse o Almirante Craig Faller.

Almirante Craig Faller (Comandante da US Fourth Fleet) e o Capitão de Corveta Edésio (Marinha do Brasil)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter