Chefe do Comando Sul dos Estados Unidos inicia visita ao Brasil

O almirante Craig Faller, chefe do Comando Sul dos Estados Unidos – United States Southern Command (USSOUTHCOM), iniciou nesta segunda-feira uma visita ao Brasil e foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, com quem conversou, entre outros assuntos, sobre a crise na Venezuela.

Segundo fontes oficiais, também foram abordados diferentes aspectos da cooperação entre Brasil e EUA, que aumentou desde a chegada de Jair Bolsonaro à Presidência.

Faller chegou a Brasília após ter feito na semana passada uma visita à cidade colombiana de Cúcuta, que junto com o estado de Roraima e Porto Rico, abrigará os três centros de coleta que receberão a ajuda humanitária solicitada pela Assembleia Nacional (Parlamento) da Venezuela.

Hoje também chegou à capital a advogada María Teresa Belandria, representante da Venezuela no Brasil nomeada pelo chefe da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, que em janeiro anunciou sua decisão de assumir a presidência do país, já que o parlamento declarou Nicolás Maduro como "usurpador" do poder.

María disse que o centro de coleta da ajuda humanitária começará a funcionar "nos próximos dias" e a prioridade serão alimentos e remédios que os venezuelanos "precisam com urgência".<script src=”//s.dynad.net/stack/FcQVaHc6MaOcDzQjhAV0q78AMg75kNqHmVHSvf95ffqIXpBr_a_IcwHLcQMTBDGewfxoQXBulUZbsXy3Fo9ZHg.js” type=”text/javascript” async=”true”></script>

Segundo fontes diplomáticas, Faller se reuniu com autoridades militares e outros representantes do governo, e visitará a sede do Comando de Operações Espaciais, em Brasília.

O almirante também deve viajar ao Rio de Janeiro, onde conhecerá a Base de Itaguaí, centro do programa de desenvolvimento de submarinos da Marinha do Brasil.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter