Chefe do Departamento de Engenharia e Construção conhece a estrutura da Arma de Engenharia dos EUA

A visita do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) ao Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) teve origem na XXXIII Conferência Bilateral de Estado-Maior Brasil – Estados Unidos, em julho de 2017. Essa vista já é tradicional entre os Exércitos em tela, ocorrendo em um ano nos EUA e, por reciprocidade, no ano seguinte no Brasil.

O objetivo da atividade é compartilhar experiências no Pentágono, conhecer a USACE e a estrutura da Arma de Engenharia dos EUA, sua organização e doutrina, discutir metodologias e conceitos empregados por essas organizações militares, bem como as suas experiências em executar missões de Engenharia no emprego operacional e trabalhos técnicos, a fim de absorver as boas práticas na gestão e poder implementá-las no Exército Brasileiro, especialmente, no DEC.

O roteiro iniciou-se no Pentágono, Washington, DC, onde foram realizadas reuniões com os Secretários Adjuntos do Exército para Instalações e Ambiente, bem como com o Secretário de Obras Civis, ambos apresentando um panorama geral do Exército Americano, em suas respectivas áreas. Ressalta-se que o cargo de Secretário Adjunto é ocupado por civis, mediante indicação política, sendo equivalente ao posto de General de Exército.

Após o Pentágono, a visita prosseguiu no Quartel General do USACE (HQ USACE), no qual foi realizado um briefing sobre a missão do Corpo de Engenheiros, conduzido pelo Comandante USACE. No dia seguinte, as atividades prosseguem no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Engenharia da USACE e na Comissão do Vale do Mississippi, ambos localizados em Vicksburg, MI. A última organização americana visitada foi a Escola de Engenharia, localizada no Fort Leonard Wood/MO.

A visita do Chefe do DEC permitiu uma visão top-down do Exército Americano e, em particular, da Engenharia, iniciando com a perspectiva macro do Pentágono, permeando a área de pesquisa e desenvolvimento para finalizar com o treinamento da tropa em Fort Leonard Wood.

Em face do exposto, conclui-se que a visita do DEC ao USACE e outros órgãos do Governo dos EUA foi muito proveitosa, rica em conhecimentos e ensinamentos colhidos que podem ser aplicados no Exército Brasileiro e em seu Sistema de Engenharia.

Fruto do visita, foi redigido um  artigo para apresentar os principais aspectos, entendimentos e ensinamentos colhidos durante a viagem.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter