COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Naval

27 de Junho, 2018 - 10:45 ( Brasília )

US Navy realiza Subject Matter Experts Exchange para militares da Marinha do Brasil em proveito da “Operação PANAMAX 2018”


Diante da designação do Comando da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2) para assumir o Combined Force Maritime Component Commander (CFMCC), na “PANAMAX-2018”, o Comando de Força e a Escola de Guerra Naval (EGN) deram início, em março deste ano, a um Programa Especial de Qualificação para os Oficiais e Praças que farão parte do Estado-Maior Multinacional, na fase do planejamento, em junho, no Panamá, e, na fase da execução, em agosto, na Base Naval de Mayport–EUA.

A fase inicial da qualificação foi realizada por meio de ensino a distância, empregando a plataforma moodle para percorrer módulos conceituais. Em seguida, instrutores da EGN ministraram aulas presencias sobre os principais tópicos do Naval Planning Process (NPP).

Adicionalmente, Oficiais e Praças da ComDiv-2 e instrutores da EGN tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre Design Thinking, que faz parte da base teórica para o desenho operacional – fase conceitual do planejamento operacional, no IBMEC – Rio de Janeiro.

Foram examinados, ainda, os planejamentos e as lições aprendidas das PANAMAX anteriores, e os documentos já disponíveis sobre a “PANAMAX-2018”. A qualificação encerrou com a Subject Matter Experts Exchange, conduzida por instrutores da US Naval War College, na semana de 4 a 8 de junho, na EGN.

Durante o evento, os integrantes brasileiros do CFMCC discutiram aspectos relacionados ao NPP, conceitos e teorias relacionados à guerra naval, estrutura militar naval estadunidense, organização de um Estado-Maior, entre outros.