Esquadrão Pacau recebe visita da Força Aérea Americana

 Ten Lorena Molter,  Ten João Elias –  Maj Alle

O Primeiro Esquadrão do Quarto Grupo de Aviação (1°/4° GAV), conhecido como Esquadrão Pacau, sediado na Ala 8, em Manaus (AM), recebeu a visita da United States Air Force (USAF) na segunda-feira (12). Na ocasião, militares da Força Aérea dos Estados Unidos verificaram se a Força Aérea Brasileira (FAB) cumpre os critérios necessários à participação do Exercício Red Flag, um dos maiores treinamentos aéreos do mundo, realizado na Base Aérea de Nellis, nos Estados Unidos.

O Red Flag é um exercício avançado de poder aéreo realizado pela USAF e conta com a presença de pilotos da United States Air Force (USAF), United States Navy (USN), United States Marine Corps (USMC), United States Army (USA) e de várias forças aéreas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), entre outras nações aliadas.

De acordo com o Chefe da Seção de Apoio do 1°/4° GAV, Major Aviador Thiago Ferreira de Souza, a participação no Red Flag traz benefícios operacionais para o esquadrão e para a FAB. “Participar de uma missão dessa magnitude é de extrema importância para agregar os conhecimentos utilizados pela OTAN assim como pelas Forças Armadas Norte Americanas", afirmou.

A programação da visita da USAF incluiu palestra sobre possibilidades de emprego e evolução doutrinária, bem como briefing/debriefing de voo de Combate Além do Alcance Visual (BVR, na sigla em inglês). O grupo também conheceu as instalações do Esquadrão, além das Unidades Aéreas e de Logística pertencentes à Ala 8.

“A ideia da visita era analisar o nível operacional no que se refere à doutrina de emprego BVR, assim como a realização do briefing, voo e debriefing nos padrões utilizados pela OTAN”, explicou o Major Thiago.

Fotos: Ala 8 / FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter