Hospital de campanha é tema de intercâmbio entre FAB e Força Aérea Americana

Tenente Evellyn Abelha

A Força Aérea Brasileira e 12ª Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF) realizaram, no Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), o evento Intercâmbio de Especialistas em Hospitais de Campanha. O objetivo foi a troca de informações sobre o assunto e também a discussão sobre Evacuação Aeromédica (EVAM), tanto para os casos de feridos em combate ou vítimas de desastres naturais e ataques terroristas. Realizado nos dias 14, 15 e 16 de junho, o intercâmbio contou com a participação de médicos, enfermeiros e pilotos.

Foram abordados assuntos como Interoperabilidade de Organizações Intergovernamentais; Apoio Médico e Treinamento de Pessoal para Hospitais de Campanha; Operações Conjuntas de Evacuação Aeromédica incluindo Preparo de Pacientes em Rota; e Apoio Logístico.

Para o Comandante do Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, Major Médico Rodolfo José Seraphico de Souza Siqueira, a interação traz novos conhecimentos. “Esse encontro nos permitiu a possibilidade de conhecer doutrinas organizacionais e protocolos operacionais resultantes de experiências adquiridas ao longo de muitos anos de atividades, entre outros aspectos extremamente positivos”, explicou. O militar destaca ainda que o intercâmbio favorece a inovação, o crescimento profissional, as parcerias entre comandos militares e o desenvolvimento científico da medicina operacional voltada para as ações em combate e a excelência em prol da FAB.

Chefe do Estado-Maior da USAF recebe Ordem do Mérito Aeronáutico¹

A Adidância Brasileira de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos realizou a entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) ao Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Americana (USAF), General Mark Anthony Welsh III. A imposição da comenda foi realizada pelo ex-ministro de Relações Exteriores e embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Luiz Alberto Figueiredo Machado, em cerimônia realizada na segunda-feira (20/06).

O General Welsh, oficial-general mais antigo da Força Aérea Americana, ocupa o cargo de Chefe do Estado-Maior desde 2012. Na USAF, o cargo de Chefe do Estado-Maior é equivalente ao de comandante de uma força armada no Brasil, sendo o responsável pela organização e preparo da maior Força Aérea da atualidade.

A homenagem à USAF foi motivada pelo reconhecimento do Comando da Aeronáutica pela cooperação em diversas áreas, como intercâmbios na área de ensino, doutrina e operacional.

Em seu discurso, o general norte-americano expressou o agradecimento e o orgulho pelo recebimento da comenda. O militar afirmou que o evento vem ao encontro da estreita relação estabelecida entre as forças aéreas de ambos os países. Welsh relembrou, também, o destacado papel do Brasil no cenário sul-americano e a importância da consolidação das parcerias em andamento entre a FAB e a USAF.

A solenidade foi realizada nas dependências da Embaixada do Brasil e contou com a presença do Adido de Defesa e Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Jefson Borges; do Chefe da Representação Brasileira na Junta Interamericana de Defesa, Brigadeiro do Ar Osmar Lootens Machado; de adidos militares e civis lotados na embaixada, bem como de autoridades da Força Aérea Americana.

¹por Tenente Emília Maria
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter