Reunião de Implementação de Acordo entre Brasil e EUA

A Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) coordenou, no dia 23 de março, a primeira Reunião de Implementação dos Apêndices do Acordo Básico de Cooperação e Intercâmbio (BECA), assinado no dia 9 de março entre o Ministério da Defesa, por intermédio do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e a National Geospatial-Intelligence Agency (NGA) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América.

A reunião girou em torno da definição de detalhes relativos ao apoio técnico recíproco entre os dois países. Tal apoio reflete-se na tratativa atinente ao intercâmbio de produtos cartográficos, dados geoespaciais vetoriais e matriciais (imagens comerciais e/ou ortoimagens, em apoio a projetos cartográficos), publicações e materiais de inteligência geoespacial, bem como produtos de Geografia Humana (etnia, religião, economia, educação etc), relacionados ao presente Acordo.
 

Do Exército Brasileiro, participaram da reunião o 4º Subchefe do Comando de Operações Terrestres (COTER), General de Brigada Antonio Leite dos Santos Filho; do atual Diretor do Serviço Geográfico, General de Brigada Pedro Soares da Silva Neto; do futuro Diretor do Serviço Geográfico, General de Brigada Luís Henrique de Andrade; de militares do Estado-Maior do Exército (EME), do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), do Centro de Inteligência do Exército (CIE) e da DSG. Além deles, uma comitiva da NGA também se fez presente, composta pela Sra Tameeka Washington, pelo Sr Ed Elinan, pelo Sr JP Roa, pelo Sr Scott Matheson.

Novas reuniões serão realizadas para viabilizarem ajustes necessários à implementação desse Acordo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter