COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Aviação

23 de Novembro, 2015 - 09:30 ( Brasília )

Almirante dos Estados Unidos elogia exercício com a FAB

Almirante Lisa Franchetti comanda frota dos EUA no exercício UNITAS

Com experiência de comandar o destróier (contratorpedeiro) USS Ross e de atuar a bordo do porta-aviões USS George Washington durante a Guerra no Afeganistão, a Rear Admiral Lisa Franchetti elogiou a participação da Força Aérea Brasileira (FAB) no exercício UNITAS, realizado na costa do Brasil. "Para a ala aérea é importante ter esse tipo de experiência e intercâmbio tanto quanto onde mais estivermos", afirmou a oficial-general.

A militar da Marinha dos Estados Unidos (US Navy) está à frente da frota composta pelo porta-aviões nuclear George Washington, por mais quatro navios e também pela ala aérea formada por caças F-18E/F Super Hornet, EA-18G Growler e F-18C/D Hornet, além de aviões-radar E-2 Hawkeye, aeronaves de transporte C-2 Greyhound e helicópteros HH-60 e SH-60 Sea Hawk. Entre os exercícios realizados está o combate aéreo contra caças da FAB e atividades aeronavais como guerra antisubmarino.


Já o comandante do porta-aviões George Washington, Captain Timothy Kuehhas, também ressaltou a integração com as forças armadas de países amigos. "A coordenação é sempre o maior desafio e o maior resultado", explicou. Ele também se disse honrado pela oportunidade de estar à frente do porta-aviões. "Comandar um navio com o nome George Washington é um prazer na minha vida, porque George Washington iniciou a US Navy", explica.