COBERTURA ESPECIAL - Brasil - EUA - Naval

16 de Novembro, 2015 - 12:00 ( Brasília )

Operação UNITAS 2015 – Homenagem Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil

Na terra natal do Almirante Tamandaré a UNITAS 2015 presta homenagem ao patrono da Marinha do Brasil.

 

Carlos César Reis de Oliveira
Texto e Fotografias

Enviado especial DefesaNet a Rio Grande

carloscroliveira@uol.com.br



No âmbito das atividades da Operação UNITAS 2015, a manhã de sábado (14/NOV) iniciou com uma homenagem a Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.

O céu nublado, a presença do vento e de uma pequena garoa. Foi o pano de fundo da explanação feita pelo Vice-Almirante Leonardo PUNTEL, comandante do 5º. Distrito Naval. Na qual ele contextualizou a vida e a importância de Joaquim Marques Lisboa, que é natural da cidade de Rio Grande. E de onde o mesmo aprendeu a arte de navegar, e a respeitar o mar, nem sempre calmo e tranquilo.

Numa cerimônia simples, rápida, mas cheia de significado. Foi prestada uma homenagem ao almirante Tamandaré. Que contou com a tradicional saudação militar, por meio da continência; e a posição de uma coroa de flores junto ao seu túmulo. Que foi feita a homenagem ao mais importante militar da Marinha do Brasil. Contemporâneo de patronos de ouras marinhas latino-americanas. Que vivendo num período muito semelhante, auxiliaram aos seus países na conquista e consolidação de suas respectivas independência.

Feito isto, as atividades prosseguiram com a realização da coletiva de imprensa. E a realização da Ação Cívico Social – ACISO.