Saab busca ampliar parcerias no setor de Defesa com o Brasil

O ministro da Defesa, interino, Joaquim Silva e Luna, recebeu, nesta quarta-feira, o embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, o presidente da Saab, Hakan Buskhe, e comitiva composta por representantes da empresa sueca que é parceira do Brasil no projeto Gripen NG, que tem como objetivo reequipar a frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB), num processo que envolve elevado índice de transferência de tecnologia.

No encontro, que contou com as presenças do comandante da FAB, brigadeiro Nivaldo Rossato, e do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), almirante Ademir Sobrinho, os suecos falaram sobre o excelente relacionamento entre os dois países, sobre a qualidade do projeto Gripen, e manifestaram o interesse de ampliar parcerias com o governo brasileiro, aumentando, inclusive, os investimentos suecos no Brasil.

“Gostaria de dizer que a relações entre os dois países é excelente, e que estamos muito ansiosos em ampliar o relacionamento com o Brasil”, disse. “Entendemos que o projeto Gripen é o foco central deste relacionamento, mas queremos, também, olhar para o futuro”, completou.

O ministro da Defesa declarou que o interesse em ampliar a relação com a Suécia também é grande por parte do Brasil, e explicou que uma das prioridades está relacionada ao esforço em proteger a extensa faixa de fronteira terrestre do País.

“É grande o nosso desafio e, nesse sentido, é do nosso total interesse a busca por tecnologias de ponta que possam ampliar a nossa capacidade de proteção do espaço aéreo, setor onde está inserido o nosso projeto comum”, explicou o ministro.

O brigadeiro Rossato destacou o sucesso da parceria entre Brasil e Suécia no escopo do projeto Gripen, e falou sobre o importante conhecimento de ponta que vem sendo adquirido por engenheiros brasileiros envolvidos na ação.

Do chefe do EMCFA, almirante Ademir Sobrinho, os representantes da Saab ouviram que o grande interesse do Brasil está voltado para o desenvolvimento de sistemas e equipamentos que possibilitem, cada vez mais, uma atuação conjunta entre militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, na chamada “interoperabilidade” entre as Forças.

Os representantes da Saab disseram que, até o final desta semana, terão um encontro com ministros e representantes de importantes agências suecas para tratar dos projetos que podem ser fechados com o governo brasileiro, e levaram ainda o interesse do ministro da Defesa sueco em realizar um encontro com o ministro Silva e Luna.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter