Exército Brasileiro sedia exercício de simulação virtual com a Suécia

No período de 16 a 26 de abril de 2018, o Exército Brasileiro participa do Exercício Viking 2018, que ocorre em Brasília (DF), sob a coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER). Trata-se de uma simulação virtual de emprego de tropa no contexto de missão de paz, planejada e conduzida pelas Forças Armadas da Suécia, em parceria com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

O Exercício acontece desde 1999 e está em sua 8ª edição. Este ano é a primeira vez que um país de fora do continente europeu atua como participante e sedia uma das instalações remotas.

A realização do Exercício, em território brasileiro, consiste no desdobramento de um sítio remoto conduzido pelo COTER, que atua, concomitantemente, com o sítio do Exercício no país sede (Suécia), e com outros quatro sítios remotos (Bulgária, Finlândia, Irlanda e Sérvia).

O Exercício Viking 2018 terá a participação de 2.500 pessoas, entre representantes e observadores de cerca de 40 países e de 80 organizações governamentais, não governamentais e internacionais. Do sítio remoto brasileiro, atuarão participantes de cerca de 20 países.

Serviço

Cerimônia de abertura do Exercício Viking 2018

– Data: 16 de abril de 2018 (segunda-feira).

– Horário: 13:30 horas.

– Local: Teatro Pedro Calmon, Quartel-General do Exército, SMU, Brasília – DF.

– O evento é aberto a convidados e à imprensa.

– Outras informações sobre a cerimônia de abertura do Exercício Viking 2018 podem ser obtidas pelo e-mail comsoc@coter.eb.mil.br ou telefone (61) 3415-6949.
 

Pré-Treinamento 2 e Workshop VIKING 18

No período de 09 a 13 de abril de 2018, ocorreu nas instalações do Comando de Operações Terrestres (COTER), o Pré-treinamento 2 e o Workshop sobre o Gerenciamento de Informações, relativos ao Exercício VIKING 2018.

Tais atividades visam realizar os últimos preparativos técnicos e operacionais, de modo que os militares e civis envolvidos na Direção do Exercício estejam capacitados para atuarem nas diversas demandas que irão surgir durante o acionamento dos Simuladores.

Durante esta semana, participam do Pré-treinamento 2 e do Workshop sobre o Gerenciamento de Informações: Exército da Suécia, com a presença de 04 Oficiais; Srta Tereza Encarnação, da Folke Bernadotte Academy (agência Sueca para a paz)  parceira do exercício; Comando de Operações Terrestres, por meio da Divisão de Simulação e Combate; Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), com 05 Oficiais, 02 sargentos e civis; Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), com a presença de militares do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (Cmdo Com GE Ex) e do 7º Centro de Telemática de Área (7º CTA).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter