Embaixador da Suécia no Brasil recebe Medalha Mérito Santos-Dumont

Ten Gabrielli

Em uma cerimônia realizada no prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília (DF), o Embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, recebeu a Medalha Mérito Santos-Dumont nesta segunda-feira (11/09).

A entrega foi realizada pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, na presença de membros do Alto-Comando e do novo Adido de Defesa sueco, Coronel Robert Persson. Segundo o Tenente-Brigadeiro Rossato, o projeto do Gripen – novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB) que está sendo desenvolvido pela empresa sueca Saab em parceria com a indústria brasileira – abre novas perspectivas de cooperação entre os dois países.

“Além dos 36 caças que já estão previstos no acordo, nosso plano é substituir as aeronaves AM-X e F-5 à medida que forem desativadas nos próximos anos”, ressaltou. 

O Embaixador da Suécia disse que o projeto do Gripen inaugura um novo capítulo nas relações entre Brasil e Suécia. "Essa é uma parceria de longo prazo – pelo menos, pelos próximos 40 anos – e representa um salto no comércio bilateral. Estou fazendo o que posso para fomentar esse projeto”, falou.

Sobre o recebimento da medalha, Hjelmborn afirmou estar orgulhoso pelo seu país. “Tenho muito carinho pela Força Aérea Brasileira não só pelo profissionalismo que vejo aqui, mas também porque meu pai foi piloto de caça na Suécia”, contou.

A Medalha Mérito Santos-Dumont foi criada em 1956 durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis. Ela é um reconhecimento aos militares que se destacaram no exercício da profissão, aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços ao país e foram julgados merecedores da condecoração.

Fotos: Agência Força Aérea / FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter