COBERTURA ESPECIAL - Brasil - Rússia - Segurança

13 de Março, 2015 - 17:00 ( Brasília )

BR-RU – Santa Maria recebe Carro de Bombeiros URAL

Drama familiar, pelo incêndio na KISS traz Carro de Bombeiro russo para a cidade de Santa Maria

 

Nota DefesaNet

Para texto em inglês acesse:

BR-RU - Santa Maria Receives URAL Firefighting Vehicle Link

Editor

 


Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet
Informações e Fotos Jornal A RAZÃO


Em uma cidade ainda traumatizada pelo incêndio da Casa Noturna KISS, há dois anos, o 4º Comando Regional de Bombeiros, da  Brigada Militar do Rio Grande do Sul, responsável pela cidade de Santa Maria,  recebeu um reforço extraordinário.

Trata-se da cessão de um Carro de Bombeiros, modelo   AC-6,6-40, sobre chassi de um caminhão URAL 5557-1152-40, de nacionalidade russa. O sistema para emprego pelos  bombeiros é produzido pela empresa Fire Group Prioritet, também  da Rússia.

A chave do veículo foi entregue ao Prefeito Cezar Schirmer (PMDB) pelo representante da ROSTEC (Tecnologias Russas), Alexey Garin, e vice-chefe comercial da Embaixada da Rússia. Na oportunidade, o Padre Antonio Bonini, da Catedral Metropolitana de Santa Maria, abençoou o carro e a comunidade.

Além da solenidade de entrega das chaves, foi realizada uma demonstração do funcionamento do carro, na sede do Comando Regional de Bombeiros, Grupamento de Combate à Incêndio, Guarnição de Santa Maria, Brigada Militar.

O comodato da viatura é gratuita. Foi preciso pagar somente a taxa de importação, de quase 16 mil, que foi custeada pelo Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM). Caso for necessário, a manutenção do veículo ficará a cargo da Fábrica de Caminhões URAL. Toda a intermediação ficou a cargo da Prefeitura de Santa Maria. O termo de comodato tem duração de um ano, podendo ser renovado por igual período.

O Prefeito Cezar Schirmer manifestou a sua alegria em poder contribuir com condições mais adequadas e modernas de trabalho e amenizar os problemas que, muitas vezes, o País enfrenta.

O carro é modernamente equipado e diferente dos que já existem na cidade. Ele será utilizado em ações de combate a incêndios e emergências, na zona urbana e rural.

De acordo com o representante brasileiro da empresa russa Tamasul, Ricardo Marques, é a primeira vez que se consegue no Brasil trazer esse caminhão. “Foi muito trabalho e é um prazer colocá-lo a disposição ao Corpo de Bombeiros de Santa Maria. Espero que atenda todas as necessidades do município”, afirma.

A iniciativa de trazer o caminhão foi de Ricardo Marques, representante da Rosoboronexport, uma empresa russa que atua na área de defesa.

Ele conta que há anos se empenha em trazer o modelo para o país, mas ainda não havia tido sucesso. Após perder três sobrinhos no incêndio da KISS, o representante procurou o prefeito Cezar Schirmer para pedir apoio na causa.

O Tenente-Coronel Luiz Marcelo Gonçalves Maya, comandante do 4º Comando Regional de Bombeiros diz que é um marco para a história do Corpo de Bombeiros da cidade e do Estado. “O equipamento imponente, com a capacidade excepcional. Tem características que os caminhões de bombeiros nacionais não possuem”, garante.

A principal diferença é que ele é um caminhão que atua tanto na zona urbana quanto na rural com a mesma facilidade e competência. “Os nossos não chegam à zona rural com tanta habilidade e eficiência que este atua”, explica Maya.

Por problemas burocráticos o Carro de Bombeiros permaneceu um ano parado no Porto de Rio Grande (RS).

“Está agregando a possibilidade de fazermos o combate do fogo em mato, que antes fazíamos sem água, e hoje poderemos fazer com água”, salientou o comandante dos Bombeiros.

O reservatório de água possui a capacidade de cinco mil litros. “Este tanque é abastecido em três minutos, o que nos proporciona mais agilidade no combate a incêndios”, resumiu Maya. Além disso, o veículo possui um reservatório de 360 litros de Gerador de Espuma (LGE). “Alguns materiais, tais como  derivados de petróleo e líquidos  combustíveis, por exemplo, são melhores combatidos com a espuma”, explicou o TC Maya, comandante dos Bombeiros.
 
A doação, deve ficar em Santa Maria até o mês de abril do ano que vem, e ainda depende de autorização do DETRAN para começar a ser usada pelo Corpo de Bombeiros.

Autoridades militares da Guarnção de Santa Maria, Exército e Base Aérea de Santa Maria, também acompanharam os testes.

Características da Viatura

Modelo Bombeiro  Empesa Fire Group Prioritet
Chassi URAL  5557-1152-40
Rodado  6x6
Cabine   6 Tripulantes
Peso Bruto 16.750 kg
Motor Euro 4
Cilindrada  11,15 l

Potencia 230 HP
 
Tanque de água 5.000 l
Tanque de Espuma 360 l Gerador de Espuma
Alcance do Jato - Até 60 metros



Outras coberturas especiais


PF-PRF

PF-PRF

Última atualização 19 AGO, 11:00

MAIS LIDAS

Brasil - Rússia