ROSTEC e ODEBRECHT Estendem Acordo de Cooperação Tecnológia Militar e Civil

Na  Feria Internacional del Aire y del Espacio, FIDAE 2014, Santiago do Chile, a Corporação estatal russa Tecnologias Russas Rostec (Rostekhnologii) e a Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT), do Brasil, (27MAR14) assinaram um documento sobre sobre a extensão da parceria estratégica e tecnologia.

Representando ROSTEC, o documento foi assinado pelo Director-Geral Adjunto da Corporação, D.Shugaev e representando a Odebrecht Defesa e Tecnologia, CEO André Amaro. Assim, as partes prorrogaram até o final de 2015, o acordo anterior em matéria de cooperação tecnológica.

O documento anterior assinado, em 2012, prevê o desenvolvimento de colaboração entre estas duas grandes corporações industriais na área de projeto e produção de alta tecnolgías de uso dual incluindo com fins militares. Em particular, relaciona-se com sistemas de mísseis anti-aéreos e tecnologias de e segurança da zona costeiras. O acordo corresponde totalmente às políticas de ambos os países no âmbito da parceria estratégica, incluindo os membros dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

"Estamos interessados ??em trabalhar não apenas na esfera técnico-militar, mas também na esfera civil , tendo em conta que as empresas ROSTEC e ODEBRECHT têm um espectro de actividades e produção muito amplos. O Brasil é um dos parceiros mais importantes para a Rússia e a naturalmente a corporação ROSTEC está interessado em desenvolver essa cooperação tecnológica. Nossa colaboraboração com o Brasil já está sendo feita em várias áreas, como a construção de helicópteros , fornecimento de titânio (Nota DefesaNet – Acordo com a EMBRAER) e outros produtos ", disse Dmitry Shugaev .

Andre Amaro apoiou o ponto de vista dos representantes russos que "não se deve permanecer parado, tem que ampliar o horizonte de cooperação." Durante as reuniões de negociações as partes acordaram que as possíveis linhas de desenvolvimento podem ser projetos de energia, segurança e proteção de do “Projeto Cidade Segura”, bem como o uso de um complexo Porto móvel multiuso, uma plataforma autônoma e transportável, que permite que embarcações marítimas e submarinasrealizem trabalhos portuários sem necessidade de equipamento sem instalados na costa.

Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT)

É uma empresa associada do grupo financeiro e industrial ODEBRECHT. Hoje, a empresa está na lista com Empresa Estratégica de Defesa (EED) do Ministério da Defesa do Brasil no campo da indústria militar. O maior projeto na empresa visa a colaboração com a França como parte da construção de submarinos diesel e a criação do primeiro submarino nacional com o sistema  de propulsão a energia nuclear.

Sobre ROSTEC

A corporação estatal " Rostekhnologii " (ROSTEC),  foi fundada em novembro de 2007. A Corporação ROSTEC é líder no campo da indústria militar e civil na Rússia e uma das maiores empresas industriais do país, cujas atividades garantem a estabilidade da economia russa.

A ROSTEC atualmente consiste de 663 organizações em 60 regiões do país, dos quais 21 são empresas em suas respectivas cidades de criação de emprego. A distância entre a instalação mais ocidental e oriental da corporação é de cerca de 7000 quilômetros.

Em ROSTEC trabalham cerca de 900 mil pessoas, ou seja, mais de 1,2% da população activa da Rússia. A Corporação tem tecnologia única nos campos civil e militar e é composta por institutos russos de pesquisas líderes nos seus setores. A ROSTEC dá à Rússia uma posição forte no mercado mundial de armas. Em 2012, o volume de exportações de armas posicionou o país em segundo lugar a nível mundial para a categoria.

A ROSTEC fornece seus produtos para mais de 70 países no mundo todo. De acordo com os resultados financeiros de 2012, a receita total de " ROSTEC" foi de 931 bilhões de rublos (31 bilhões de dólares), e o lucro líquido foi de 38,5 bilhões de rublos (1,3 mil milhões de USD). O pagamento de impostos de todos os tipos ultrapassou 109 bilhões de rublos (3,6 bilhões de dólares).

Nota DefesaNet – O principal foco do acordo agora prolongado é a aquisição e transferência de tecnologia do Sistema PANTSIR 1, e mísseis MANPADS IGLA.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter