Militares da FAB participam da Semana Internacional dos Cadetes na Academia Francesa

Tenente Inforzatto, Tenente Jonathan Jayme E Capitão Monteiro

Dois cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) participaram, entre os dias 24 e 28 de junho, da International Cadet Week (Semana Internacional dos Cadetes) na École de l´Air, a Academia da Força Aérea Francesa, localizada em Salon-de-Provence, na França.

Durante uma semana, o Cadetes Aviadores Gabriel de Andrade Vargas e Leonardo de Mattia Buozi, ambos do 4º ano, puderam acompanhar atividades militares, acadêmicas e culturais.

O convite, feito pela Academia Francesa, foi tanto para os países parceiros como para aqueles com os quais ainda não existe acordo de cooperação. Ao todo foram 41 cadetes participantes, de 14 nações diferentes: Alemanha, Bélgica, Brasil, Coreia do Sul, Dinamarca, Estônia, Itália, Jordânia, Holanda, Portugal, Reino Unido, Senegal, Ucrânia e Estados Unidos.

As atividades foram realizadas em grupos mistos entre os países, sempre com um cadete francês responsável por turma, e toda a conversação foi realizada em língua inglesa. Pela manhã, aconteciam as oficinas técnicas, como práticas de liderança, nós e amarrações e treinamentos diversos, por exemplo.

À tarde, o objetivo foi conduzir os cadetes para conhecer a rotina das unidades das bases áreas próximas a Salon-de-Provence, colocando-os em contato com a realidade operacional dos militares franceses.

“Visualizar o modo de organização de outras forças armadas, fazendo um paralelo com o que já temos em curso aqui, ajuda no próprio modo de pensar o futuro da nossa Força”, explica o Cadete De Andrade. Outro momento marcante, segundo os participantes, foi a passagem pela sede da Patrouille de France, o time de demonstração aérea da Força Aérea Francesa, uma das mais renomadas do mundo.

Intercâmbio

Antes de visitar as cidades da região, como Aix-en-Provence e Marseille, houve uma explanação sobre as suas histórias e principais características. Um jantar com todos os participantes aconteceu com comidas típicas de cada país.

Os intercâmbios, além da experiência de vivência no exterior, permitem um melhor conhecimento das questões operacionais entre as forças aéreas e, acima de tudo, a partilha de boas práticas. “Foram muitas situações diferentes que vivemos nesta semana, mas as maiores reflexões que ficam são a cultural e a educacional”, afirmou o Cadete Buozi.

Fotos: Força Aérea Francesa; Cadete De Andrade / AFA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter