COBERTURA ESPECIAL - Brasil - França - Naval

13 de Maio, 2019 - 11:50 ( Brasília )

“Operação Joana D’arc”: Marinha do Brasil e da França realizam exercícios combinados


A Marinha do Brasil e a Marinha Nacional Francesa realizaram a “Operação Joana D’arc”, no início de maio, que consistiu em exercícios combinados de desembarque para cerca de 250 militares brasileiros e franceses, por meio de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) e de Embarcações de Desembarque de Carga Geral.

Foram feitos também adestramentos no mar, durante a PASSEX, com a participação dos navios da Esquadra Brasileira, todos na área marítima entre a cidade do Rio de Janeiro e a Marambaia, no Rio de Janeiro.

Essa operação faz parte de uma conduta de exercícios navais entre as duas Marinhas e envolve diferentes meios. Entre eles, os navios franceses: o BPC “Tonnere”, o BSAH “Seine” e a Fragata “La Fayette”; e os navios brasileiros: o Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”, o Porta-Helicóptero Multipropósito “Atlântico”, a Fragata “Independência”, o Navio de Patrulha Oceânico “APA” e a Embarcação de Desembarque de Carga Geral “Marambaia”, além das aeronaves UH-12, UH-15 e SH-16.

Essa também é uma oportunidade de trocar conhecimento, aperfeiçoar e colocar em prática as doutrinas militares pré-estabelecidas para os treinamentos propostos. Assim como promover o intercâmbio cultural entre os militares das duas nações.

Companhia de Apoio ao Desembarque realiza adestramento com a Marinha Francesa



No período de 3 a 7 de maio, a Companhia de Apoio de Desembarque participou de um Intercâmbio com militares do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha da França.

Iniciando com um adestramento no Complexo Naval da Ilha das Flores, os integrantes da Marinha amiga conheceram as tarefas da Organização Militar, bem como os meios e equipamentos empregados em proveito dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais para apoio ao desembarque por superfície e por helicópteros, no âmbito das Operações Anfíbias.

No dia 7 de maio, os Destacamentos compuseram uma única organização por tarefas, apoiando o desembarque de meios e efetivos empregados na Operação Joana D’Arc.




Outras coberturas especiais


Guerra Hibrida Brasil

Guerra Hibrida Brasil

Última atualização 18 MAI, 13:00

MAIS LIDAS

Brasil - França